segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DIA DO SELO POSTAL


A filatelia brasileira é marcada pela nossa primeira emissão de selos postais, os mundialmente famosos “Olhos de Boi”, lançados em 1843 por determinação do Governo Imperial constituindo-se na primeira emissão de selos das Américas e a segunda do mundo, considerando que o selo emitido pelo Cantão de Zurique – Suíça, era apenas regional.
A partir desse fato, a filatelia brasileira dava seu primeiro e importante passo num tempo em que ninguém ainda tinha a noção de que aqueles fragmentos poderiam ser colecionados.
O fato é que na medida em que o tempo avançou, outros países começaram a emitir seus selos e o Brasil dava seqüência com outras emissões que se tornariam também importantes no contexto filatélico como é o caso dos Olhos de Cabra, Inclinados entre outros.
Já se passaram 168 anos desde o lançamento do Olho de Boi e essas famosas e raras peças continuam sendo cobiçadas por colecionadores de todas as partes. São selos postais que orgulham a nossa filatelia tanto pela história que os envolve quanto pelos acontecimentos que tiveram origem a partir da existência dessas peças tão requintadas.
Os selos Olho de Boi vão muito além da existência propriamente dita porque em torno de cada valor, existem muitas peculiaridades já tão estudadas por pessoas que se tornaram especialistas no assunto. 
Ao longo do tempo, com a expansão da filatelia em todo o mundo, a arte de colecionar ganhou adeptos em todas as partes e os selos, graças à paixão dos filatelistas, ganharam muitas variações, cores, temas e muitos prêmios também, já que a partir de determinado momento, a filatelia abriu portas para grandes exposições e eventos filatélicos que demarcaram muitas páginas importantes na história dos fragmentos multicores que um dia nasceram só para postar cartas e que repentinamente, tornaram-se passaportes para amizades entre pessoas de diferentes culturas e ampliaram, através de seus temas, o poder de conhecimento de todos os que se envolveram e se envolvem com a filatelia.
Este 1º de Agosto demarca o Dia do Selo Postal Brasileiro e é sempre uma grande alegria poder celebrar a data exaltando uma vez mais o Olho de Boi e de maneira ampla e irrestrita, a todos os que, ao longo de 168 anos muito fizeram e continuam a fazer em benefício da nossa filatelia.Particularmente, estou envolvido com os selos postais há 32 anos, quando comecei a escrever as minhas primeiras colunas filatélicas e a mergulhar nas diversas atividades de clubes,associações e entidades filatélicas, tanto do Brasil quanto do exterior. É verdade que os impulsos da juventude nos enchem a cabeça de idéias e nos levam a buscar novidades, curiosidades e outras passagens inusitadas envolvendo a filatelia. 
Mas também é verdade que, a idade mais avançada, ainda que nos faça diminuir o ritmo, nos proporciona um tanto mais de experiência e isso tudo é o prêmio maior que podemos ganhar pelo puro prazer de colecionar e divulgar o selo postal.Não posso esquecer das medalhas até aqui conquistadas a titulo de reconhecimento em várias exposições. O que me deixa feliz é saber que, nestes 32 anos, a filatelia me auxiliou muito na ampliação de conhecimentos, no rol de amizades e na certeza de que essa invenção de Sir Rowland Hill não nasceu por puro acaso ou pela necessidade de se postar cartas. Nasceu para integrar os povos, divulgar culturas e, acima de tudo, para ser um grande aliado no ensino e na formação dos jovens.
Quero aproveitar este momento para enaltecer a todos os grandes filatelistas, estudiosos do selo postal e jornalistas filatélicos que infelizmente já partiram, mas que nos legaram ricas coleções em detalhes e temas, fantásticos estudos publicados em livros, revistas, jornais e colunas filatélicas além de boletins que marcaram, cada uma a seu tempo, essa magnífica história da nossa filatelia que começou com aqueles três selos apelidados de Olho de Boi.

Nenhum comentário: