quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TÉCNICA DE PATCH ADAMS EM ISRAEL

A imagem de um palhaço divertindo uma criança doente no hospital que aparece neste selo se tornou um símbolo em Israel e em todo o mundo. Na década de 1970 o Dr. Patch Adams, considerado o idealizador dessa técnica, fez com que fossem realizadas mudanças de atitudes por parte dos médicos para que olhassem os pacientes como pessoas e não apenas como casos clínicos.
Patch Adams afirmara então que o tratamento combinado entre o corpo e o espírito é a melhor maneira de combater e curar doenças. Ele utilizou uma série de jogos e brincadeiras além de muitas palhaçadas que contribuíram muito com a recuperação de pacientes. Em 1998 Robin Williams interpretou o Dr. Patch Adams num filme que foi sucesso de bilheteria em todo o mundo e que ajudou a divulgar o trabalho do médico.
Alguns anos mais tarde, em diversas partes do planeta, não apenas médicos, mas voluntários, passaram a adotar a prática visitando pacientes pelas enfermarias e proporcionando momentos de intensa alegria e de importante contribuição para o restabelecimento da saúde de muitos pacientes.
Esta atitude chegou à Israel no ano 2000 através da doutora Shlomi Algosi e agora, os correios israelenses decidiram colocar em circulação um selo postal para exaltar este importante trabalho.

Um comentário:

Sissym disse...

Pedro, aprendi no meu proprio corpo que eu posso tentar agilizar o processo de cura. Nem sempre é facil, porque muitas vezes trava-se batalhas (exemplo de quando tive dengue e pensavam que eu estava com outra coisa - quase chegou a hemorragica!). Tratar o bem estar espiritual é um recurso poderoso e aliado à cura de algumas doenças.

Ajudar as crianças hospitalizadas é ajudar a si mesmo.

Beijos