quinta-feira, 11 de agosto de 2011

LABRADOR EM SELO FRANCÊS

No contexto temático da filatelia uma das escolhas preferidas por muitos colecionadores diz respeito às raças caninas. E já são tantas as emissões do gênero que fica difícil avaliar entre tantas belas coleções a qual teria maior destaque, já que os selos envolvendo cães são, na maioria das vezes, peças selecionadas a dedo e que se transformam em belos e vistosos selos.
Eu diria que o tema na filatelia é tão apaixonante quanto o convívio com as mais diferentes e exóticas raças.
Mais recentemente, os correios da França é que fizerem circular um selo para exaltar a importância do Labrador no convívio com o homem, tanto pela sua beleza quanto pelos bons serviços que presta.
A raça tem origem desconhecida, mas se confere à Grã-Bretanha o surgimento desses cães que se tornaram populares na maior parte do planeta.
Na América do Norte, a raça teria chegado pelas mãos ou de portugueses ou de espanhóis. Inicialmente era denominada de “cão de St. John”, mas quando conquistou a Inglaterra, ganhou o nome de Labrador graças ao Conde de Malmesbury, o primeiro a chamar por este nome.
Ótimos parceiros, brincalhões, fortes e obedientes, os Labradores são usados na busca e resgate de pessoas pelas montanhas, como guia de deficientes visuais e auxiliam muitas pessoas em diversas terapias.
Trata-se de mais um selo para adentrar na imensa galeria desse tema que engrandece a filatelia mundial.

Nenhum comentário: