quarta-feira, 27 de julho de 2011

HOMENAGEM A PAULO GRACINDO

Não podemos voltar ao passado e a tão sonhada Máquina do Tempo nada mais é do que uma doce ilusão que a ficção já nos permitiu vivenciar em alguns filmes. Mas nestes tempos de Internet, às vezes podemos sim dar uma voltinha pelo passado através de tantos vídeos que nos permitem rever alguns trabalhos que marcaram época e que se tornaram inesquecíveis. Com eles, vários nomes talentosos que fizeram a nossa televisão e o nosso teatro crescer cada vez mais. Um deles foi Paulo Gracindo, o eterno “Bem Amado” que, vivo fosse, comemoraria os 100 anos de idade.
A filatelia, a exemplo dos seus fãs, não esqueceu de sua marcante figura e no último dia 21, os Correios colocaram em circulação um selo comemorativo para celebrar os 100 anos do nascimento de Paulo Gracindo, em cerimônia que contou com a presença de Paulo Gracindo Junior, filho do homenageado.
O selo tem como fundo a cor preta onde o artista utilizou elementos que reportam à vida artística do ator e exprimem seu caráter, carisma e valor, que sempre marcou e potencializou os personagens por ele interpretados. À direita, a expressividade de seu rosto simboliza a vida, e a película cinematográfica sintetiza sua paixão pelas artes dramáticas televisão e cinema. À esquerda, as máscaras simbolizam a representação no teatro. Nesta composição dinâmica destaca-se a frase de sua autoria – “Eu vivi no palco e representei na vida”. No canto superior esquerdo a logomarca do Mercosul, por tratar-se de uma emissão comum aos seus países membros. Os trabalhos de arte foram desenvolvidos pelo artista Paulo Baptista que utilizou técnicas de ilustração digital, simulando o guache, e retícula estocástica na impressão ofsete a quatro cores. O selo tem o valor facial de R$ 1,85 e já se encontra disponível nas agências postais e filatélicas.

Nenhum comentário: