segunda-feira, 30 de março de 2009

O CHAFARIZ DA TERRA

Apesar da humanidade, em sua grande maioria, estar aniquilando com a Terra, temos que considerar que este planeta é realmente maravilhoso. Em toda parte ele nos brinda com verdadeiros espetáculos e os gêiseres são uma prova disso tudo. Na verdade, o gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O nome Gêiser tem sua origem em Geysir, o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia e por sua vez, este nome deriva do verbo “gjósa”, que quer dizer “jorrar”.
A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que só existe em poucos lugares no planeta e assim sendo, são fenômenos razoavelmente raros. No mundo, existem cerca de mil e a metade deles encontra-se no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos que podemos considerar como o “chafariz natural do planeta”.
O Old Faithful é o gêiser mais famoso do Parque Nacional de Yellowstone e ganhou este nome em 1870, sendo o primeiro na região ter tido uma denominação. Suas erupções chegam a levantar cerca de 6 mil litros de água fervente em temperaturas que variam dos 70 aos 100 graus centígrados. Suas erupções ocorrem em intervalos de 65 a 92 minutos e são sempre uma atração a parte para os turistas que visitam o parque. É bom lembrar que o Parque Nacional de Yellowstone atravessa os Estados de Idaho, Wyoming e Montana e está repleto de maravilhas naturais de todos os tipos, incluindo a fascinante geologia, a vida selvagem e coloridas flores. No inverno, a neve é mais uma atração e a temperatura ambiente fica em torno dos 6 graus negativos.


Em janeiro deste ano, os correios americanos colocaram em circulação um novo selo para exaltar as belezas do Parque Nacional de Yellowstone e para tal empreitada chamaram os desenhistas Dan Cosgrove e Clarendon Hills que através de uma bela interpretação artística reproduziram uma cena típica do parque, do gêiser, de um pôr do sol brilhante e de vários bisons pastando nas proximidades.Conseguiram criar um belo selo.
Existem outros selos do mesmo tema já emitidos por países como a Austrália e a Nova Zelândia. O outro selo que publicamos,mostra também o Old Faithful e foi emitido em junho de 1934.

Nenhum comentário: