terça-feira, 10 de março de 2009

AQUI HÁ SELO- CRIATIVIDADE PORTUGUESA NA FILATELIA

Em 2008, o passatempo “AQUI HÁ SELO” voltou a desafiar os portugueses a apresentarem temas para as emissões filatélicas deste ano e, posteriormente, a enviarem desenhos para os selos que iriam ilustrar os motivos vencedores.
O convite foi, mais uma vez, prontamente aceito e a criatividade manifestou-se de forma expressiva. Foram propostos centenas de temas votados por milhares de pessoas. Dos cinco finalistas, aquele que reuniu a preferência do júri intitula-se «Ciência em Portugal».
Este ano, o “AQUI HÁ SELO” não se esqueceu dos mais novos e criou um passatempo exclusivamente destinado ao público mirim – o ”AQUI HÁ SELO JÚNIOR”– que teve como tema vencedor a «Tabuada».
A crescente adesão do público a esta iniciativa, que se realiza pelo segundo ano, revela o quanto a imaginação das pessoas pode atingir viajando nas asas de um selo.

CIÊNCIA EM PORTUGAL

O selo criado por Nuno Micaêlo, dedicado à temática «Ciência em Portugal», nasceu da sua vontade de divulgar uma descoberta científica feita por portugueses e de promover, assim, a investigação nacional, utilizando, para esse fim, um suporte de comunicação privilegiado.
A ilustração deste selo representa o centro ativo de uma enzima chamada CotA-lacase identificada na bactéria Bacillus subtilis, e com propriedades muito interessantes do ponto de vista funcional, dadas as diversas aplicações que poderá ter no campo da biotecnologia. Para além da sua capacidade de degradar os compostos resultantes dos processos industriais, os chamados fenólicos, altamente poluentes, esta enzima tem potencial na bioremediação, na formação de biopolímeros (cujo emprego mais vulgar é a produção de plásticos), no tratamento de sumos de fruta, como biosensores, e na degradação de uma fibra vegetal designada como lenhina.
No selo estão coloridos diferentes átomos do centro ativo da enzima, dos quais se destaca o central, a cor-de-laranja, que representa o átomo de cobre que permite à enzima funcionar. No seu papel de difusor cultural e social, o selo permite conhecer, desta vez, uma descoberta científica de relevo que, afinal, também pode ser uma representação artística.

TABUADA
Os alunos do 3º ano da Escola Sá de Miranda em Oeiras, enfrentaram grandes desafios em seus estudos, entre os quais a tabuada, que sempre é um terror na vida dos que tem dificuldades para decorar. Eles souberam do concurso dos correios de Portugal e decidiram participar. Claro; escolheram para o selo o tema tabuada e assim, ficaram pensando numa maneira prática e criativa de produzir a peça em questão. Pensaram na possibilidade de, através do selo, contribuir para ajudar crianças de outras escolas a encarar a tabuada com naturalidade e tirar de letra as dificuldades inerentes a ela. Foi a partir da criação de uma espécie de jogo, que esse grupo de alunos conseguiu finalmente chegar à finalização do selo, até porque, segundo eles, brincar com os números torna muito mais fácil o aprendizado dessa matéria que sempre atrapalha no desenvolvimento dos estudos. O resultado final foi ótimo e o selo já circula desde o último dia 4 de março e está fazendo um grande sucesso entre os filatelistas portugueses e logo estará correndo pelo mundo. Grande e louvável iniciativa dos correios de Portugal
.

Nenhum comentário: