quarta-feira, 18 de março de 2009

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO NAVAL DA GRÃ-BRETANHA

Nos últimos cem anos aconteceram mudanças radicais no mundo e dentre muitas, os conflitos armados contribuíram bastante para que muitas coisas viessem surgir em diversos campos. Tudo visando uma maior segurança afinal; desde a Primeira Grande Guerra, as forças armadas ganharam um aliado importante: o avião!
A respeito disso, diz a história que o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, cometeu suicídio quando soube que o seu grande invento estava sendo usado para matar.
Verdade absoluta, os aviões evoluíram muito e ultrapassaram a barreira do som em duas vezes e ganharam aparatos de guerra com alto poder de destruição.
Nestes últimos cem anos, em todas as partes as forças aéreas se deteram em vários aperfeiçoamentos de suas aeronaves e não apenas em caso de guerra seus aviões continuaram a ter utilidade. As aeronaves, de todos os tipos e tamanhos passaram a ter importância fundamental para o desenvolvimento de regiões, o transporte de produtos, o salvamento de vidas entre outras peculiaridades.
A Aviação Naval da Grã-Bretanha completa seu centenário e muitos dos seus grandes feitos estão nas páginas da sua magnífica história. . Agora, para assinalar estes cem anos de serviços relevantes, os correios de Gibraltar colocaram em circulação uma bonita série apresentando alguns interessantes modelos de aeronaves bem como uma mini-folha filatélica e o respectivo envelope de primeiro dia de circulação.
O edital alusivo a este lançamento foi escrito pelo Contra-Almirante Chefe do Estado Maior, Simon Charlier, que em suas linhas exalta a importância da Aviação Naval da Grã-Bretanha com ênfase a Gibraltar por sua magnífica contribuição ao longo destes cem anos de operações ininterruptas.

Nenhum comentário: