terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE IMPRESSORES GOVERNAMENTAIS DE SELOS POSTAIS

Apesar de ter sido emitido em setembro passado, este selo alusivo à 13ª Conferência da Associação de Impressores Governamentais de Selos Postais merece um grande destaque, porque se trata de uma peça intimamente ligada a todos os movimentos que integram a filatelia mundial.
Não bastam apenas se emitir selos para a postagem de cartas ou para o colecionismo.
É preciso que se criem e façam circular selos postais com qualidade e beleza, que são os predicativos que engrandecem qualquer coleção de selos postais. Atualmente, 22 países integram a Associação e se reúnem a cada dois para discutir uma série de tópicos que dizem respeito à confecção dos selos dentro de seus territórios. A conferência que aconteceu em setembro foi a primeira na América Latina e teve coordenação da Casa da Moeda do Brasil e como anfitrião, os Correios.
O selo então emitido focaliza elementos do turismo e da cultura carioca como os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, Copacabana e seu famoso calçadão, o Carnaval e o Pão de Açúcar, que transformam a peça numa interessante variação de brasilidade que obviamente só o Rio de Janeiro é capaz de traduzir para outras línguas. No selo estão sintetizados processos de impressão, como a policromia, que define melhor as cores, e também são usados na confecção de selos postais de alta qualidade. No centro da peça temos a logomarca da conferência.

2 comentários:

Sônia Carlindo disse...

Pedro!!!!
Maravilha receber uma postagem sua!
Como está?
Imagino sua correria com relação aos blogs...sempre que posso dou uma passadinha para bisbilhotar.
Novidades?
Bem, pretendo dar segmento no projeto de aulas domiciliares com degustação e eventos fechados participativos, ou seja, como ser um chef em seu próprio evento.
Meu amigo, aproveito para agradecer o carinho e votos de Feliz Natal. Retriuo, desejando que seja uma "Noite Feliz"...e que possamos exercitar o respeito e o amor. Que seja uma ano próspero e abundante em alegrias e realizações o 2011 que nascerá.
Um abraço.
Sônia

julia disse...

muito lindo Pedro. hj em dia com os emails raramente temos a oportunidade de observar os selos novos. obrigada por nos mostrar e evidenciar as informações q eles nos trazem. bjos no core.e aproveitando feliz Natal p vc e sua familia.