sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A ARTE DE LOUISE BOURGEOIS NO SELO FRANCÊS

Passou a vida fazendo arte e deu muita vida à arte ao longo de sua jornada. Faria agora, neste 25 de dezembro próximo, seus 99 anos de idade,no entanto, o destino e o coração lhe encerraram a estada no dia 31 de maio deste ano.
Louise Bourgeois viveu em Choisy le Roi e desde muito cedo conviveu com os pais em seu trabalho de restauradores de tapeçarias antigas. Nos anos trinta ela freqüentou a Escola de Belas Artes e várias academias e ao longo do tempo foi dando formas ao seu estilo incomparável.
O trabalho de Bourgeois com materiais diversos, desde madeira até aço ou pedra, tendia a girar em torno da forma humana, embora algumas de suas peças mais reconhecíveis fossem esculturas gigantes de aranhas, algumas com três andares de altura. A galeria Tate Modern, de Londres, adquiriu uma de suas esculturas gigantes de aranhas, intitulada “Maman” (Mamãe), que mede mais de nove metros de altura e foi executada em 1999.
Para prestar justa homenagem à artista, os correios da França colocaram em circulação um selo postal onde se destaca “Maman”, uma de suas obras mais conhecidas em todo o mundo.
Louise Bourgeois deixou suas marcas na arte e eterniza-se também através da filatelia com esta peça de suma importância.

Nenhum comentário: