quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EMISSÕES NATALINAS AO REDOR DO MUNDO


As emissões filatélicas alusivas ao Natal são sempre dotadas de um toque artístico que supera as expectativas. A cada ano as administrações postais se esmeram em suas emissões natalinas e neste final de ano, muitas delas definitivamente brindaram os filatelistas de todas as partes com belos selos e maravilhosas peças.
Dentro das minhas possibilidades, fui buscar algumas dessas emissões para cumprir a minha promessa de exaltar lançamentos referentes ao Natal 2010.
Os correios de Luxemburgo fizeram circular um selo que mostra a cena de inverno com um trenó puxado por uma criança em companhia de seu cachorro. A peça foi desenhada por Frederic Thiry.
O Vaticano por sua vez decidiu fazer uma emissão conjunta com a Romênia, trazendo dois selos e dois livretos cujas imagens reproduzem duas pinturas. O primeiro é o “Nascimento de Nosso Senhor” do pintor Gheorge Tattarescu e o segundo trabalho é “A Natividade e Adoração dos Pastores”, que é uma cópia atribuída à escola de Murillo e que integra a pinacoteca do Vaticano desde 1861. A cena clássica do nascimento de Cristo integra o novo selo da Áustria, que apresenta uma antífona do mosteiro cisterciense de Rein, na Estíria. O manuscrito de coral data da segunda metade do século 15 e serviu como livro litúrgico para as orações dos monges locais.
Agora a vez de darmos um pulinho na Rússia. Os correios locais emitiram um selo que é dedicado ao ano novo mais com aquele toque natalino que destaca o Papai Noel, um dos principais símbolos do Natal. Na Rússia, Santa Claus é denominado de Ded Moroz e sua imagem vem se formando há centenas de anos e não poderia ser diferente: por lá, milhares de crianças anualmente enviam ao bom velhinho suas cartinhas com os pedidos mais inusitados.
A pintura “Adoração dos Pastores” de Josip Biffel se encontra na Galeria Simun do Convento Franciscano de São Ante, na Bósnia-Herzegovina. O selo é de autoria de Tomislav Vlainic que incorpora a galeria dos selos natalinos, já que o tema é o mais antigo emitido pelos correios croatas.
A Espanha sempre cativa com selos belíssimos para exaltar esta ocasião e mais uma vez o artista J. Carrero participa com suas pinturas representando o Natal. Já é uma tradição espanhola dar ênfase aos seus principais artistas quando emitem suas séries natalinas.
Na Holanda os selos natalinos são denominados de “December” e já formam uma extensa série que reúne sempre belas peças. Neste 2010 foram escolhidos dez diferentes desenhos retratando os símbolos do Natal e do Ano Novo com forte apelo para que as pessoas enviem seus cartões utilizando estas peças como mais um elemento decorativo em suas mensagens. Vale assinalar a emissão feita em outubro para celebrar os 60 anos do Snoopy, criação de Charles M. Schulz. No selo, o famoso beagle aparece com um gorro de Papai Noel. Vale a pena pesquisar se a peça pode ser adicionada ao tema.
O bom velhinho também é destaque nos quatro novos selos emitidos pela Ilhas Marshall que deram a esta emissão um bom destaque para contar um pouco sobre a história de São Nicolau, bispo de Myra, na Lícia, que sob o manto da noite levou presentes aos necessitados dando inicio assim, ao exaustivo trabalho do Papai Noel em todas as partes. A Alemanha decidiu emitir dois novos natalinos com o objetivo de favorecer pessoas carentes, transferindo a receita de suas vendas para a Associação Federal de Assistência Voluntária de Trabalho. Os selos que representam cenas tradicionais natalinas foram trabalhados pela artista Julia Warbanow, em Berlim.
A Virgem e o Menino é o tema da emissão de 3 selos feita pelos correios de Malta. As peças retratam pinturas antigas intituladas “A Adoração dos Magos”, “A Fuga para o Egito” e Madonna di Maggio”.
A Diocese Católica Romana de Gibraltar é uma diocese de rito latino da Igreja Católica Romana no território britânico ultramarino de Gibraltar que celebra agora o seu centenário. Para exaltar esta passagem, os correios decidiram emitir um conjunto de selos e uma folhinha que enfatiza o centenário da Diocese e também as comemorações natalinas.
A Bélgica tem duas figuras de Papai Noel conhecido como São Nicolau e Pere Noel. Em razão de culturas diferentes, na parte norte da Bélgica, se fala um dialeto holandês e na parte sul, um dialeto francês que leva as pessoas de cada região a cultuar um personagem diferente sem, no entanto fugir às devidas tradições natalinas.
Agora a vez do Brasil, que lançou um bonito bloco para celebrar o Natal 2010. A peça apresenta a imagem de José e Maria, reunidos em torno do menino Jesus, do qual emanam raios de luz que representam o amor familiar. As pombas voando reforçam a mensagem de “Feliz Natal” e acima, um anjo abençoa a sagrada família.
Finalmente, os selos do Canadá, que já foram exaltados em nosso espaço, mas que são vistosos e merecem sempre nossa atenção. O Canadá escolheu para ilustrar seus selos neste ano as famosas decorações natalinas, que geralmente são aplicadas nas árvores de Natal em praticamente todas as partes do mundo. No Canadá, estes enfeites são confeccionados em vidro por experientes artesãos que criam as peças através da arte do bom sopro.

Nenhum comentário: