quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EFEITOS DA MODERNIDADE E AVANÇOS DA FILATELIA

O que representa para você essa passagem de 365 dias que chamamos de ano?
Dá para pensar muito no tema, não é mesmo?
A verdade é que este ano, a exemplo de vários anteriores, passou muito depressa, de maneira até surpreendente. Efeitos da vida moderna? Efeitos da nossa ansiedade em busca dos nossos sonhos e conquistas?
Eu particularmente gostaria de encontrar uma resposta adequada, mas assim como você, me sinto um tanto confuso diante dessa volúpia da passagem do tempo. Quer mesmo saber?
O mais importante é estar vivo, com a saúde estável e, portanto, com energia suficiente para seguir a jornada. Em nossa labuta filatélica, que é sempre mais um prazer do que trabalho, nos deixamos muitas vezes ser levados pelo tempo, naquelas horas dedicadas às nossas coleções, aos nossos boletins informativos, às nossa reuniões filatélicas, aos noticiários nos portais e nos blogs além é claro, das mensagens que trocamos com quem participa ativamente do mesmo hobie.
Eu sei tanto quanto vocês que não está sendo fácil conciliar nos dias de hoje o trabalho, a família, os estudos, o lazer e a filatelia.
É por isto que nem sempre posso estar aqui atualizando as informações sobre lançamentos filatélicos, que na verdade, ao longo do ano são incontáveis ao redor do mundo.
Confesso sentir saudades de um tempo em que, apesar de não contar com a tecnologia, a gente podia se dedicar muito mais ao assunto, aguardando ansiosamente pelo correio a chegada de informativos oriundos das administrações postais ou das saudosas trocas de materiais entre outros jornalistas filatélicos. Não havia ainda a Internet e a gente se virava com pequenos espaços conquistados em poucos jornais ou então, editando boletins impressos em xérox e enviados pelo correio. Tudo mudou, ficou mais fácil, mais ágil, com resultados promissores e imediatos e ainda assim, a gente acaba se pegando sem tempo para ofertar um trabalho melhor. Acredito que conseguimos reduzir o tempo das tarefas, mas nos esquecemos de seguir dando maior vazão ao tempo que nos cerca.
Coisas então dessa modernidade que a todos cerca.
Diante disso, é evidente que chega o momento da gente vir até aqui para agradecer pelo apoio, pelas visitas, pela divulgação do blog e acima de tudo pelas tantas amizades antigas que se preserva e pelas novas que se cultiva e que vão se incorporando à lista da gente.
É momento também de pedir desculpas por não se poder ofertar uma regularidade nas informações, já que a vontade que temos nem sempre é compatível com os demais compromissos que nos cercam. Mas de toda maneira, acredito que mais uma jornada está sendo vencida e é claro que seguiremos nesse ritmo, buscando informações, trocando conhecimentos e incentivando sempre a nossa filatelia, razão maior de todo esse trabalho paralelo às nossas demais atividades.
O Jornal do Colecionador deseja a cada um de vocês, a seus familiares e amigos, que este Natal seja o nascimento de um novo tempo, com muita paz, muita harmonia e muita luz.
E da mesma maneira, que 2011 seja mais do que um novo ano, mas a certeza da continuidade de nossas existências e de todos os nossos esforços em prol da cultura e do colecionismo em geral.

Um grandioso abraço a todos vocês!

Pedro Brasil Jr

Nenhum comentário: