quarta-feira, 29 de setembro de 2010

EMISSÕES MUNDIAIS EM SETEMBRO


Várias emissões filatélicas demarcam a passagem deste setembro que ora encerra. Assim, dando um giro pelo mundo, o Jornal do Colecionador destaca alguns desses lançamentos começando pela Índia, que emitiu um selo postal para exaltar a beleza e a importância do Templo Brihadeeswara de Thanjavur. Trata-se de um dos monumentos indianos incluídos na lista da Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Os correios da Espanha emitiram um selo postal para registrar o Dia Mundial do Alzheimer, que é celebrado em 21 de setembro conforme declaração da Organização Mundial da Saúde.

Dois grandes educadores chineses incorporam a série de dois selos lançada por Taiwan. São eles, Zhu Xi e Confúncio e as reproduções que aparecem nas peças são de obras que incorporam a magnífica coleção do Museu Nacional daquele país.

Brinquedos de Natal é uma série de selos integrada a uma folhinha filatélica que acaba de ser emitida pela Ilha de Man. Na verdade, a emissão diz mais respeito a uma série animada para televisão que engloba muita aventura para crianças através de histórias bíblicas do Antigo e Novo Testamentos. A animação para tevê intitula-se “Amigos e Heróis” e a presente folhinha acaba entrando no universo da filatelia como algo muito curioso para quem de repente, dedica-se a reunir peças que enfatizam, por exemplo, os temas religião ou Natal.

Finalmente, os correios de Singapura emitiram uma série de selos para mostrar a beleza do Kent Park Ridge Trail, que antigamente era conhecido como Pasir Panjang Ridge, uma densa floresta onde os ingleses utilizaram como fortaleza e ao mesmo tempo, implantaram algumas culturas como abacaxi, pimenta e seringueiras. No local ainda existe a antiga construção que foi transformada em museu para abrigar peças relativas à Segunda Guerra.

Nenhum comentário: