quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CONCHAS MARINHAS DE TAIWAN - NOVA SÉRIE

A cena é comum em diversas praias do planeta – pessoas procurando conchas marinhas. A maioria delas para passar o tempo e levar para casa aquelas criações da natureza que podem vir a enfeitar uma estante, uma mesa de trabalho ou servir para dar complemento a uma série de trabalhos artesanais.
Poucas pessoas vão procurar conchas com outra finalidade: estudar e pesquisar a vida dos moluscos, os habitantes dessas “casas incríveis” que são produzidas em diferentes formatos, que acabam intrigando todos os que se envolvem com a conquiologia, a ciência que estuda as conchas marinhas. E é claro; não poderíamos deixar de citar os que, através das conchas, se entregam à malacologia, que é a ciência que estuda os moluscos.
Diferentemente da ação de “catar conchas” nas praias, iremos encontrar mundo afora, aqueles que preferem reunir essas raridades em álbuns através de fragmentos coloridos que são os selos postais.
Emissões abordando as conchas marinhas existem milhares e as coleções do tema ganham assim um requinte todo especial, já que é somente através dessa temática, que muitos conseguem ter em mãos algumas relíquias que são encontradas somente em algumas regiões do planeta e muitas vezes em grandes profundidades.
Os correios de Taiwan acabam de emitir quatro novos selos de uma série dedicada às conchas marinhas que teve início em 2007 e que já apresentou exemplares exóticos daquele país. A nova emissão traz a marabilis Thatcheria; Tíbia martinii, solaris Stellaria e rapa Rapa, todas conchas especiais, tanto para os estudiosos do assunto quanto para filatelistas avançados que a cada nova emissão conseguem deixar suas coleções mais vistosas e muito mais competitivas.
Além dos selos, foi emitido um carimbo especial de lançamento, quatro cartões-máximos e envelopes de primeiro dia de circulação.
Interessados nestas peças ou outros lançamentos de Taiwan devem acessar http://stamp.post.gov.tw/

Nenhum comentário: