quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O ANJO E A SANTA


Duas novas emissões filatélicas reúnem duas importantes mulheres que passaram pelo mundo e deixaram suas marcas para sempre.
O primeiro selo é francês e presta homenagem a Elisa Leontine Deroche, que ficou conhecida pelo pseudônimo de Baronesa Reymonde de Laroche. Ela nasceu em 22 de agosto de 1882 em Paris e faleceu em 18 de julho de 1919 em Crotoy. Elisa foi o primeiro piloto aviador a deter um brevê na França e no mundo, mas foram também suas ações através de comícios inerentes à aviação que deram ainda mais destaque ao seu nome. Em 8 de julho de 1910 ela ficou gravemente ferida após a queda do seu avião em Reims e escapou ilesa em 12 de setembro de 1912 de um acidente de carro onde viria a falecer seu maior parceiro, Charles Voisin. Elisa era, além de piloto, grande pintora e escultura, um autêntico anjo que soube, como ninguém, sobrevoar os céus da França.

A SANTA AUSTRALIANA

Em vida, ela promoveu dois milagres, salvando vidas e colocando seu nome em evidência nos anais do Vaticano. Mary MacKillop nasceu em 15 de janeiro de 1842 e faleceu em 8 de agosto de 1909. Foi uma freira católica que juntamente com o padre Julian Tenison Woods, fundou a Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração. Diante de seus milagres, passou a ser a única australiana a ser beatificada em 1995. Em 19 de dezembro de 2009, a Santa Sé anunciou o reconhecimento do seu segundo milagre e em 19 de fevereiro de 2010 foi anunciada a sua canonização que aconteceu no ultimo dia 17 de outubro. MacKillop tornou-se assim a primeira santa australiana e um dos poucos santos a ter sido anteriormente excomungado pela Igreja Católica. Os correios da Austrália emitiram um selo para homenagear sua santa.

Nenhum comentário: