quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PINGUINS DAS ILHAS FALKLANDS

As Ilhas Malvinas ou Ilhas Falklands são territórios britânicos ultramarinos no Atlântico Sul, constituídas por duas ilhas principais e um número elevado de ilhas menores, situadas ao largo da costa da América do Sul, mais ou menos na latitude de Rio Gallegos. A capital é Stanley, onde se concentra a maioria de sua população de pouco mais de 3 mil habitantes. O clima é frio temperado e a paisagem é bela e atrativa.
A soberania sobre as ilhas é reclamada pela Argentina desde o século 19. Em 1982, argentinos e britânicos travaram a Guerra das Malvinas pela posse do território e mesmo com a vitória militar britânica, o governo argentino mantém a reivindicação de soberania até hoje.
O nome “Falklands” foi dado por John Strong em 1690, em homenagem ao Visconde de Falkland, que era uma cidade na Escócia. Já o nome Malvinas deriva do nome francês Ilês Malouines, dado em 1764 por Louis Antoine de Bougainville em referência à cidade francesa de Saint-Malo. Acredita-se que tenha sido o marinheiro neerlandês Sebald de Weert o primeiro a ter avistado as ilha em 1600, porém britânicos e espanhóis defendem que seus próprios exploradores tenham descoberto as ilhas. Alguns mapas mais antigos usam o nome de “ilhas de Sebald”.
O interessante a respeito das Falklands, é que o lugar vem atraindo a cada ano um numero maior de visitantes, que ficam fascinados com a paisagem e também pela grande presença de pingüins que habitam determinadas partes da ilha. Diante disso, os correios locais volta e meia emitem selos postais dando destaque a diversas espécies de pingüins conforme a recente emissão de uma série que vem complementar a rica coleção do gênero já emitida pelas Falklands.

Nenhum comentário: