quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CENTENÁRIO DA PASSAGEM DO COMETA DE HALLEY FOTOGRAFADO


Descoberto por Edmond Halley em 1696, o Cometa que leva o seu nome foi o primeiro a ser reconhecido como periódico. O Cometa de Halley foi observado pela primeira vez em 240 a.C e mostrou-se visível a olho nu em todas as suas 30 aparições registradas. Nos anos de 374, 607, 837 e 1066, apresentava um brilho maior do que a mais brilhante das estrelas do hemisfério celestial norte.
Em 1910, uma série de notícias a respeito do cianogênio gás letal presente na cauda do cometa, criou um clima de pânico em escala global mas o cometa passou tranqüilo sem causar qualquer dano na noite de 18 para 19 de maio daquele ano. Em sua reaparição em 1985, a humanidade já tinha 28 anos de era espacial e uma frota de espaçonaves, inclusive a sonda Giotto foi enviada para observá-lo. A próxima passagem do Halley acontecerá em 29 de julho de 2061 e dentre todos os fatos inerentes ao Halley, é interessante registrar que foi em 1910 que o cometa foi fotografado pela primeira vez e isto levou os correios britânicos a emitir uma folha filatélica contendo 10 selos para enaltecer este grande feito que se trata do centenário da passagem do Halley fotografado.
Para quem aprecia o tema ou mergulha de cabeça no mesmo, a peça é sem sombra de dúvidas muito interessante e oportuna e, ainda que tenha sido lançada em maio deste ano, vale a pena este registro uma vez que nem sempre todos os colecionadores estão ligados em fatos como o descrito e acabam deixando passar uma rara oportunidade de obter uma peça rica em detalhes e de grande importância para uma coleção.

Nenhum comentário: