terça-feira, 14 de setembro de 2010

SÍMBOLOS NACIONAIS NA SÉRIE DA UNIÃO POSTAL DAS AMÉRICAS

Comemora-se no dia 18 de setembro o Dia dos Símbolos Nacionais e neste 2010 os Correios, seguindo a emissão denominada Série América, brindam os filatelistas e o público em geral com uma bela e representativa emissão que engloba nossos Símbolos Nacionais e que chega num momento em que realmente o nosso selo postal precisava de um colorido especial mas acima de tudo envolvente, com sua simbologia patriótica que, ao mesmo tempo em que celebra a data, participa da emissão dos países-membros da UPAEP- União Postal das América Espanha e Portugal, também reaviva o sentimento patriótico que todos devemos ter e exaltar em todos os lugares.


A presente emissão integra a Série América quando os países da UPAEP divulgam todos, os seus respectivos símbolos nacionais e assim, dão uma grande oportunidade aos colecionadores de adentrarem neste tema muito rico e de suma importância.
Os Símbolos Nacionais, extremamente importantes para a Nação, representam o País no seu âmbito e fora do território nacional. Nossos símbolos são definidos pela Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, bem como dá outras providências. O seu uso em cerimônia, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais exigem todo o respeito que se dirige à Nação.
São os Símbolos Oficiais da República Federativa do Brasil homenageados nos selos: as Armas Nacionais, a Bandeira Nacional, o Selo Nacional e o Hino Nacional.

Sobre os Selos

Os selos retratam, em uma perspectiva dinâmica, sobre um fundo dourado que exalta sua importância, os quatro símbolos nacionais do Brasil, de grande valor institucional, reconhecidos e valorizados pela população: as Armas Nacionais (com perspectiva em relevo), a Bandeira Nacional (vista tremulando), o Selo Nacional (sob
re um lacre na cor vermelha) e o Hino Nacional (com o pódio, a partitura e a batuta). No canto direito de cada selo a logomarca da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica. Os selos foram emitidos no último dia 7 e encontram-se disponíveis nas agências postais e filatélicas dos Correios.

Nenhum comentário: