terça-feira, 21 de abril de 2009

PEGADAS DO HOMEM NAS AREIAS DO TEMPO

As pegadas do homem primitivo se apagaram pelas ações da própria natureza. Mas seus registros nas cavernas se perpetuaram. Por onde andou em tempos remotos, tratou de deixar algum vestígio até que milhares de anos mais tarde decidiu que era preciso deixar a marca de seus pés no solo lunar. Assim vem caminhando o homem através do tempo, singrando seus caminhos incertos e permitindo os avanços que o cercam através de tantas invenções revolucionárias. Pegadas do homem nas areias do tempo, deste mesmo tempo que não pára, e onde deixa escorrer suas areias finas pelas ampulhetas que demarcam todas as jornadas.
Talvez no futuro, este mesmo homem audacioso venha deixar suas marcas em outros planetas e de lá, quem sabe, venha ainda a explorar outras areias muito além da nossa galáxia.
Os selos de hoje registram um pouco dessas marcas importantes que ajudam a filatelia a ganhar adeptos, a se manter viva e, ao mesmo tempo, faz com que ela contribua para com a lembrança desses feitos memoráveis e através de seus fragmentos, os transformam em delicados diamantes do nosso conhecimento até porque, só os diamantes, já disse alguém, são verdadeiramente eternos.
Boa leitura!
(Pedro Brasil Jr)



DA ARTE DA IMPRESSÃO

As maiores invenções do homem sempre tiveram sua paternidade disputada por um grande número de inventores, mas apesar de algumas contestações sempre acabou prevalecendo os esforços dos autênticos, como se pode comprovar no imenso campo dos engenhos de comunicação onde as disputas foram bem acirradas no tocante à invenção do telégrafo elétrico, do telefone, do telégrafo sem fio, do rádio e muito antes deles, da tipografia. Nesta área, lá pela metade do século 15, vários inventores estiveram fazendo seus experimentos, mas coube ao alemão Johann Gutemberg a paternidade final que veio revolucionar a comunicação escrita, barateando logo de início a impressão dos livros e permitindo que um número maior de pessoas tivesse acesso à leitura. Cabe também a Gutemberg a primeira impressão da Bíblia, nem tão bem sucedida, mas um verdadeiro marco na história.
Daquelas primeiras impressões até os nossos dias, a arte de imprimir já passou por inúmeros e significativos avanços até chegar à Internet e toda a tecnologia que a cerca. Os correios da Suíça emitiram um selo postal para registrar os 550 anos desse maravilhoso invento e sua contribuição para a indústria gráfica.

COM OS PÉS NA LUA

Parece que foi ontem, mas já se passaram quarenta anos desde que o homem pisou o solo lunar pela primeira vez. A jornada da Apollo revolucionou a nossa tecnologia e impulsionou o homem a aventurar-se em pesquisas mais avançadas, enviando sondas pelo espaço na desenfreada busca por vida em outros planetas.
Os vôos espaciais, tanto dos americanos quanto dos russos ganharam impulsos e trouxeram para a humanidade um aparato de novas invenções que facilitaram muito a vida das pessoas. No campo das comunicações, por exemplo, os satélites permitiram o que nós chamamos de globalização e com ela, a Internet se tornou o ponto primordial das comunicações na Terra.
Os correios da Ilha de Man emitiram um bloco e seis selos postais que retratam cada uma das missões que aterrisou na Lua comprovando dessa maneira toda a tecnologia usada para que isto fosse possível. Os selos e o bloco começaram a circular no último dia 12 de abril.

REGIÕES POLARES

Dois selos integram uma bonita folha filatélica emitida pela Eslovênia dentro do tema “Preservação das Regiões Polares e Geleiras”, que está brindando os colecionadores com novas emissões feitas por vários países. A idéia e conscientizar as pessoas a respeito do aquecimento global e suas conseqüências. Trata-se de uma peça muito bem trabalhada artisticamente e que os filatelistas temáticos devem observar muito bem, porque de repente ela pode se encaixar em vários temas filatélicos.

Da mesma maneira, a Letônia fez circular um bloco destacando animais que vivem nestas regiões ameaçadas. A peça mostra um urso polar, do Pólo Norte e um pingüim, do Pólo Sul separados pela água, que representa os dois pólos. São emissões que não podem faltar na sua coleção.

HOMENS E MÁQUINAS

Os selos que integram esta série lançada pelo Reino Unido são de vital importância para exaltar os homens que inventaram máquinas para ajudar na construção de estradas, ferrovias, canais e indústrias. As peças destacam Mattew Boulton e James Watt pela engenharia de máquinas movidas a vapor; Richard Arkwright e Josiah Wedgwood, pelos sistemas têxteis e cerâmicos; George Stephenson e Henry Maudslay pelo trem e pelas máquinas industriais e finalmente, James Brindley e John McAdam pela construção de pontes e estradas. A série é notável por seus detalhes e logicamente que estes selos podem se encaixar também em vários temas. É preciso estar atento e fazer pesquisas mais apuradas a respeito.

ASTRONOMIA

Este 2009 foi eleito o Ano Internacional da Astronomia e começam a surgir várias emissões sobre o assunto que, aliás, é o que rege as emissões do tema Europa 2009. A Eslováquia fez circular uma interessante peça sobre o assunto onde se pode observar o Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci e em torno dele a estilização das estrelas que compõe a bandeira da Comunidade Européia.

Nenhum comentário: