quarta-feira, 8 de abril de 2009

ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

“As Estrelas pertencem a todos.”
-Helen Sawyer Hogg – astrônomo canadense -
O espaço sempre propicia espetáculos únicos e só quem dedica um pouco de tempo para observar as estrelas é que pode absorver a magia que os céus emitem aos olhos e ao coração.
Eslas estão lá, distante, aos milhares e por toda parte. As estrelas cintilam e hipnotizam os homens. Preservam mistérios, segredos e curiosidades e muitos de nós as vezes desejaríamos seguir para uma delas, tipo nossa estrela da sorte ou quem sabe, um porto mais seguro, um mundo mais perfeito.
A astronomia vem estudando as estrelas desde a antiguidade e muitos astrônomos nos legaram descobertas fascinantes que permitiram ao homem do nosso tempo se arrojar pelo espaço. Pode ser que ainda estejamos gatinhando, mas muitas descobertas recentes nos tem causado fascínios cada vez maiores pelas estrelas e pelos segredos que nos cercam.
Este 2009 foi eleito o Ano Internacional da Astronomia e em consequência, muitas administrações postais já começaram a colocar em circulação emissões filatélicas do tema, aliás; um tema bem fascinante e delicado. Eu diria até que o colecionador que a ele se dedica, tem sempre grandes surpresas quando vai pesquisar e descobre tantas curiosidades a respeito das estrelas e de outros astros que nos cercam pela magnífica Via Láctea.
O Canadá lançou agora dois belos selos para marcar sua presença neste Ano Internacional e as peças apresentam um importante observatório astronômico canadense com uma nebulosa. A emissão tem ainda outras peculiaridades que os filatelistas irão descobrir através de suas pesquisas e para a confecção das peças, ricas em detalhes, quem dedicou horas de trabalho até a finalização, foi a designer Keith Martin.
Temos certeza de que outros países vão seguir o exemplo do Canadá e proporcionar aos colecionadores, ricas emissões que certamente vão abrilhantar muitas temáticas espalhadas pelo mundo.

Nenhum comentário: