sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SELOS CELEBRAM O BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO CHINESA

Os primeiros imigrantes chineses desembarcaram no Brasil em 1812, quando a cidade do Rio de Janeiro era a capital e logo depois, os imigrantes escolheram São Paulo, que concentra hoje a maior comunidade de origem chinesa no país, sem deixar tão distante, o Rio de Janeiro e Curitiba que mantém expressiva presença de chineses. Essa participação ativa da comunidade chinesa ao longo do tempo veio consolidar laços cada vez mais fortes entre os dois países que atualmente são grandes parceiros comerciais e seguem juntos abrindo uma nova fase de desenvolvimento neste contexto de relacionamento bilateral. 
Lá se vão duzentos anos desde a chegada dos primeiros chineses por aqui, um tempo em que a China ainda era imperial e que sua gente, vinda de lá, trouxe consigo, além da esperança de uma vida melhor, as tradições que são cultuadas até hoje. Sendo assim, os Correios lançam nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, em solenidade especial no Senado Federal, um bloco em se-tenant para celebrar o Bicentenário da Imigração Chinesa no Brasil. Com arte de Adriana Shibata, a peça com dois selos apresenta elementos da cultura chinesa e recorda o intercâmbio amistoso entre os dois países. O primeiro selo mostra um dragão referindo-se ao ano de 2012, no Dragão do calendário lunar chinês, o mar e o barco, simbolizando a chegada dos primeiros imigrantes chineses no Brasil. 
O outro selo ilustra o intercâmbio cultural, dando ênfase a Dança do Dragão tendo como cenário o Pão de Açúcar e enfatizando pela cultura brasileira o nosso futebol. Os fogos de artifício simbolizam o tempo do festival, a cor vermelha simboliza a China e as cores verde e amarela representam o Brasil. Emissão com tiragem de 300 mil selos e valor facial de casa selo em R$ 2,90.

Nenhum comentário: