quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA

Os Correios colocam em circulação nesta quinta-feira, 13, um selo comemorativo para celebrar o Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Filho de Januário José dos Santos, o Mestre Januário, e de Ana Batista de Jesus, conhecida como Santana, Luiz Gonzaga cresceu auxiliando os pais, mas sobretudo, admirando o pai, que era sanfoneiro, conhecido como Mestre dos 8 Baixos. A história desse grande artista é marcada por momentos fantásticos que o tornaram uma grande figura musical, primeiro pela região nordeste e depois por diversos pontos do país. O selo em questão é de autoria do artista plástico Jô Oliveira e será lançado na Feira de São Cristóvão e simultaneamente em Exu/PE, terra natal do cantor; Recife/PE, Juazeiro do Norte/CE, Brasília/DF e Entre Rios/BA. 
SOBRE O SELO 
Na composição da imagem do selo, o artista utilizou vários elementos retratando a vida sertaneja do cantor e, sobretudo, a música Asa Branca, um de seus grandes sucessos. Em primeiro plano, a imagem do cantor vestido com a tradicional roupa de vaqueiro nordestino e chapéu de couro, segurando uma sanfona; acima de seu braço, a ave branca voando em direção às nuvens, simbolizando a harmonia musical do cantor.
No canto inferior direito, os olhos verdes e a plantação, presentes na letra da música Asa Branca. O símbolo da Maçonaria indica a participação do homenageado naquela sociedade. Ao alto, no canto direito, a coroa representa a majestosa obra do cantor, cujos fãs o batizaram merecidamente de “Rei do Baião”. Foram utilizadas as técnicas de desenho a nanquim e pintura.

Nenhum comentário: