sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

OS FARÓIS DE BORKUM


É um dos temas mais praticados no mundo da filatelia e em torno do mesmo encontram-se as mais fantásticas histórias e contos sobre audaciosos navegadores e impiedosos piratas também. Frutos de uma necessidade primordial à segurança da navegação, os faróis sempre foram de suma importância em todas as partes e, ainda hoje, são utilizados em diversos pontos do planeta como auxílio à navegação, ainda que os navios de hoje disponham de alta tecnologia para orientação de navegação. 
Afora isto, os faróis resguardam suas próprias histórias de construção, já que a maioria, em geral, ocupa pequenas áreas em ilhas distantes, como é o caso da Ilha de Borkum, que pertence à Alemanha e onde existem três faróis distintamente denominados de “o velho”, “o novo” e “o da praia sul”. 
 Este, também chamado de pequeno farol, possui 32 metros e é o mais antigo, construído em 1889 e que hoje tem a alcunha de “o elétrico”, porque foi o primeiro farol a funcionar com energia elétrica na Alemanha. Atualmente está equipado com um radar para controle de navegação e acaba de ser agraciado com este selo postal que vem integrar a fantástica lista de emissões desse tema que é uma autêntica “luz” no que diz respeito aos rumos da filatelia temática.

Nenhum comentário: