quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FELIZ 2011


DISNEY-PIXAR EM NOVOS SELOS AMERICANOS

O Serviço Postal dos Estados Unidos acaba de anunciar alguns selos que fazem parte do programa de emissões para 2011. Entre as peças, estão incluidos cinco selos que enfatizam diversos personagens da Disney-Pixar, alguns já vistos em filmes por aqui.
O interessante neste momento, é que os correios americanos estão deliberando novas ações em relação às tarifas postais e pelo que se comenta, os selos de 2011 serão praticamente todos assinalados como "para sempre", afinal de contas, a crise econômica também afetou bastante a produção filatélica por lá.
Para não decepcionar os filatelistas de todo o planeta, eles vão dar sequência ao programa de emissões fazendo circular selos para exaltar os cem anos das 500 Milhas de Indianápolis; Ano do Coelho, que circula no próximo dia 22 de janeiro; a soberania do Kansas; o centenário de nascimento de Ronald Reagan; Mark Twain; Herança Negra; Marinha Mercante e Jazz. Além desses, outros estão programados para o decorrer do ano e todos os selos, diante da nova política, não circularão com o valor de 44 cents impresso como de costume. Com os aumentos programados nas tarifas os filatelistas não podem perder tempo na aquisição das peças de interêsse. Coisas da crise!

ANO DO COELHO EM SELO CANADENSE

No próximo dia 07 de janeiro os Correios do Canadá colocam em circulação um novo selo postal da série Ano Lunar Chinês. Este 2011 que se aproxima é o Ano do Coelho e promete, segundo as tradições chinesas, ser um ano de muita produtividade. Além do selo, serão emitidos um carimbo para marcações nacionais e outro para internacionais além de alguns itens destinados aos filatelistas interessados no tema. Para o artista Alain Leduc, encarregado de produzir a peça, o Ano Novo Lunar é sempre um desafio e exige alguns estudos detalhados para que se possa chegar a um selo vistoso e marcante. A peça foi inspirada no tradicional bordado chinês, em forma circular onde dois coelhos perseguem um ao outro. Na verdade, a cena é baseada em um medalhão que compõe as tradicionais indumentárias chinesas.

Borboleta rara em novo selo do Azerbaijão

A borboleta Apollo (Apollo Parnassius) é uma espécie muito bonita e de grande interesse para os entomologistas, já que possui uma variedade de subespécies e atualmente, são vistas raramente nos prados europeus e asiáticos. Geralmente estas borboletas vivem em altitudes de até 2.200 metros acima do nível do mar e são observadas às vezes em regiões que abrangem a Europa central e partes da Rússia. Trata-se de uma espécie em vias de extinção!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NO ANO DO COELHO, VIETNAMITAS EXALTAM O GATO

Pelo calendário lunar chinês, 2011 será o Ano do Coelho e diante ao fato, muitas administrações postais já deram o primeiro passo, fazendo circular selos interessantes sobre o tema que já se popularizou pelo mundo.
Mas existe também o calendário lunar vietnamita, que apesar de ser quase idêntico ao chinês, possui algumas diferenças. Por exemplo; 2011 pelo calendário do Vietnã será o Ano do Gato.
Para eles, o ano regido por este felino simboliza delicadeza, sensibilidade e gentileza. Mas ao mesmo tempo, representa forte determinação e perspicácia.
Vale a pena adentrar nesta curiosidade, já que a diferença pode causar alguns problemas caso os filatelistas decidam incluir em suas temáticas tradicionais de horóscopo chinês.

MARCA LIECHTENSTEIN EM NOVA SÉRIE POSTAL

O Principado de Liechtenstein emitiu sua terceira série de selos com o tema “Marca Liechtenstein”. A série teve início em 2004 com o objetivo de resumir simbolicamente através de uma imagem inconfundível, valores facilmente reconhecidos dentro das qualidades que constituem o caráter de Liechtenstein e sua gente.
De 2004 até 2007 apenas um selo a cada ano fora emitido para exaltar a idéia e a partir de 2008 optou-se em fazer circular séries compostas por 3 selos como nesta que acaba de entrar em circulação e que associa edifícios familiares no Principado de maneira que a mensagem se direcione ao Diálogo, às Finanças, a Indústria, a Pátria, a Natureza e, sobretudo à Comunidade.
Nas peças desta ocasião, destacam-se a Estação Ferroviária de Schaan; o Edifício Cavalo Vermelho, construído no século 13 e a Igreja Paroquial de São José, de Triesenberg, construída em 1938 com sua impressionante “torre de cebola”.

NOVA SÉRIE DE BORBOLETAS EM SELOS DAS ILHAS MARSHALL

Quem coleciona o tema sabe o quanto são importantes novas emissões e no último dia 8, os correios das Ilhas Marshall fizeram circular uma nova e bonita série para exaltar a beleza das borboletas em diversas partes do planeta.
Uma das mais belas criaturas da natureza, a borboleta, apesar de sua fragilidade pode ser encontrada praticamente em qualquer região do planeta e é evidente que em cada parte, possui cores e tamanhos bem diferenciados. Na presente série foram selecionadas algumas das mais importantes espécies que agora poderão fazer parte de muitas coleções temáticas espalhadas pelos quatro cantos do planeta.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE IMPRESSORES GOVERNAMENTAIS DE SELOS POSTAIS

Apesar de ter sido emitido em setembro passado, este selo alusivo à 13ª Conferência da Associação de Impressores Governamentais de Selos Postais merece um grande destaque, porque se trata de uma peça intimamente ligada a todos os movimentos que integram a filatelia mundial.
Não bastam apenas se emitir selos para a postagem de cartas ou para o colecionismo.
É preciso que se criem e façam circular selos postais com qualidade e beleza, que são os predicativos que engrandecem qualquer coleção de selos postais. Atualmente, 22 países integram a Associação e se reúnem a cada dois para discutir uma série de tópicos que dizem respeito à confecção dos selos dentro de seus territórios. A conferência que aconteceu em setembro foi a primeira na América Latina e teve coordenação da Casa da Moeda do Brasil e como anfitrião, os Correios.
O selo então emitido focaliza elementos do turismo e da cultura carioca como os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, Copacabana e seu famoso calçadão, o Carnaval e o Pão de Açúcar, que transformam a peça numa interessante variação de brasilidade que obviamente só o Rio de Janeiro é capaz de traduzir para outras línguas. No selo estão sintetizados processos de impressão, como a policromia, que define melhor as cores, e também são usados na confecção de selos postais de alta qualidade. No centro da peça temos a logomarca da conferência.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EFEITOS DA MODERNIDADE E AVANÇOS DA FILATELIA

O que representa para você essa passagem de 365 dias que chamamos de ano?
Dá para pensar muito no tema, não é mesmo?
A verdade é que este ano, a exemplo de vários anteriores, passou muito depressa, de maneira até surpreendente. Efeitos da vida moderna? Efeitos da nossa ansiedade em busca dos nossos sonhos e conquistas?
Eu particularmente gostaria de encontrar uma resposta adequada, mas assim como você, me sinto um tanto confuso diante dessa volúpia da passagem do tempo. Quer mesmo saber?
O mais importante é estar vivo, com a saúde estável e, portanto, com energia suficiente para seguir a jornada. Em nossa labuta filatélica, que é sempre mais um prazer do que trabalho, nos deixamos muitas vezes ser levados pelo tempo, naquelas horas dedicadas às nossas coleções, aos nossos boletins informativos, às nossa reuniões filatélicas, aos noticiários nos portais e nos blogs além é claro, das mensagens que trocamos com quem participa ativamente do mesmo hobie.
Eu sei tanto quanto vocês que não está sendo fácil conciliar nos dias de hoje o trabalho, a família, os estudos, o lazer e a filatelia.
É por isto que nem sempre posso estar aqui atualizando as informações sobre lançamentos filatélicos, que na verdade, ao longo do ano são incontáveis ao redor do mundo.
Confesso sentir saudades de um tempo em que, apesar de não contar com a tecnologia, a gente podia se dedicar muito mais ao assunto, aguardando ansiosamente pelo correio a chegada de informativos oriundos das administrações postais ou das saudosas trocas de materiais entre outros jornalistas filatélicos. Não havia ainda a Internet e a gente se virava com pequenos espaços conquistados em poucos jornais ou então, editando boletins impressos em xérox e enviados pelo correio. Tudo mudou, ficou mais fácil, mais ágil, com resultados promissores e imediatos e ainda assim, a gente acaba se pegando sem tempo para ofertar um trabalho melhor. Acredito que conseguimos reduzir o tempo das tarefas, mas nos esquecemos de seguir dando maior vazão ao tempo que nos cerca.
Coisas então dessa modernidade que a todos cerca.
Diante disso, é evidente que chega o momento da gente vir até aqui para agradecer pelo apoio, pelas visitas, pela divulgação do blog e acima de tudo pelas tantas amizades antigas que se preserva e pelas novas que se cultiva e que vão se incorporando à lista da gente.
É momento também de pedir desculpas por não se poder ofertar uma regularidade nas informações, já que a vontade que temos nem sempre é compatível com os demais compromissos que nos cercam. Mas de toda maneira, acredito que mais uma jornada está sendo vencida e é claro que seguiremos nesse ritmo, buscando informações, trocando conhecimentos e incentivando sempre a nossa filatelia, razão maior de todo esse trabalho paralelo às nossas demais atividades.
O Jornal do Colecionador deseja a cada um de vocês, a seus familiares e amigos, que este Natal seja o nascimento de um novo tempo, com muita paz, muita harmonia e muita luz.
E da mesma maneira, que 2011 seja mais do que um novo ano, mas a certeza da continuidade de nossas existências e de todos os nossos esforços em prol da cultura e do colecionismo em geral.

Um grandioso abraço a todos vocês!

Pedro Brasil Jr

EMISSÕES NATALINAS AO REDOR DO MUNDO


As emissões filatélicas alusivas ao Natal são sempre dotadas de um toque artístico que supera as expectativas. A cada ano as administrações postais se esmeram em suas emissões natalinas e neste final de ano, muitas delas definitivamente brindaram os filatelistas de todas as partes com belos selos e maravilhosas peças.
Dentro das minhas possibilidades, fui buscar algumas dessas emissões para cumprir a minha promessa de exaltar lançamentos referentes ao Natal 2010.
Os correios de Luxemburgo fizeram circular um selo que mostra a cena de inverno com um trenó puxado por uma criança em companhia de seu cachorro. A peça foi desenhada por Frederic Thiry.
O Vaticano por sua vez decidiu fazer uma emissão conjunta com a Romênia, trazendo dois selos e dois livretos cujas imagens reproduzem duas pinturas. O primeiro é o “Nascimento de Nosso Senhor” do pintor Gheorge Tattarescu e o segundo trabalho é “A Natividade e Adoração dos Pastores”, que é uma cópia atribuída à escola de Murillo e que integra a pinacoteca do Vaticano desde 1861. A cena clássica do nascimento de Cristo integra o novo selo da Áustria, que apresenta uma antífona do mosteiro cisterciense de Rein, na Estíria. O manuscrito de coral data da segunda metade do século 15 e serviu como livro litúrgico para as orações dos monges locais.
Agora a vez de darmos um pulinho na Rússia. Os correios locais emitiram um selo que é dedicado ao ano novo mais com aquele toque natalino que destaca o Papai Noel, um dos principais símbolos do Natal. Na Rússia, Santa Claus é denominado de Ded Moroz e sua imagem vem se formando há centenas de anos e não poderia ser diferente: por lá, milhares de crianças anualmente enviam ao bom velhinho suas cartinhas com os pedidos mais inusitados.
A pintura “Adoração dos Pastores” de Josip Biffel se encontra na Galeria Simun do Convento Franciscano de São Ante, na Bósnia-Herzegovina. O selo é de autoria de Tomislav Vlainic que incorpora a galeria dos selos natalinos, já que o tema é o mais antigo emitido pelos correios croatas.
A Espanha sempre cativa com selos belíssimos para exaltar esta ocasião e mais uma vez o artista J. Carrero participa com suas pinturas representando o Natal. Já é uma tradição espanhola dar ênfase aos seus principais artistas quando emitem suas séries natalinas.
Na Holanda os selos natalinos são denominados de “December” e já formam uma extensa série que reúne sempre belas peças. Neste 2010 foram escolhidos dez diferentes desenhos retratando os símbolos do Natal e do Ano Novo com forte apelo para que as pessoas enviem seus cartões utilizando estas peças como mais um elemento decorativo em suas mensagens. Vale assinalar a emissão feita em outubro para celebrar os 60 anos do Snoopy, criação de Charles M. Schulz. No selo, o famoso beagle aparece com um gorro de Papai Noel. Vale a pena pesquisar se a peça pode ser adicionada ao tema.
O bom velhinho também é destaque nos quatro novos selos emitidos pela Ilhas Marshall que deram a esta emissão um bom destaque para contar um pouco sobre a história de São Nicolau, bispo de Myra, na Lícia, que sob o manto da noite levou presentes aos necessitados dando inicio assim, ao exaustivo trabalho do Papai Noel em todas as partes. A Alemanha decidiu emitir dois novos natalinos com o objetivo de favorecer pessoas carentes, transferindo a receita de suas vendas para a Associação Federal de Assistência Voluntária de Trabalho. Os selos que representam cenas tradicionais natalinas foram trabalhados pela artista Julia Warbanow, em Berlim.
A Virgem e o Menino é o tema da emissão de 3 selos feita pelos correios de Malta. As peças retratam pinturas antigas intituladas “A Adoração dos Magos”, “A Fuga para o Egito” e Madonna di Maggio”.
A Diocese Católica Romana de Gibraltar é uma diocese de rito latino da Igreja Católica Romana no território britânico ultramarino de Gibraltar que celebra agora o seu centenário. Para exaltar esta passagem, os correios decidiram emitir um conjunto de selos e uma folhinha que enfatiza o centenário da Diocese e também as comemorações natalinas.
A Bélgica tem duas figuras de Papai Noel conhecido como São Nicolau e Pere Noel. Em razão de culturas diferentes, na parte norte da Bélgica, se fala um dialeto holandês e na parte sul, um dialeto francês que leva as pessoas de cada região a cultuar um personagem diferente sem, no entanto fugir às devidas tradições natalinas.
Agora a vez do Brasil, que lançou um bonito bloco para celebrar o Natal 2010. A peça apresenta a imagem de José e Maria, reunidos em torno do menino Jesus, do qual emanam raios de luz que representam o amor familiar. As pombas voando reforçam a mensagem de “Feliz Natal” e acima, um anjo abençoa a sagrada família.
Finalmente, os selos do Canadá, que já foram exaltados em nosso espaço, mas que são vistosos e merecem sempre nossa atenção. O Canadá escolheu para ilustrar seus selos neste ano as famosas decorações natalinas, que geralmente são aplicadas nas árvores de Natal em praticamente todas as partes do mundo. No Canadá, estes enfeites são confeccionados em vidro por experientes artesãos que criam as peças através da arte do bom sopro.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A ARTE DE LOUISE BOURGEOIS NO SELO FRANCÊS

Passou a vida fazendo arte e deu muita vida à arte ao longo de sua jornada. Faria agora, neste 25 de dezembro próximo, seus 99 anos de idade,no entanto, o destino e o coração lhe encerraram a estada no dia 31 de maio deste ano.
Louise Bourgeois viveu em Choisy le Roi e desde muito cedo conviveu com os pais em seu trabalho de restauradores de tapeçarias antigas. Nos anos trinta ela freqüentou a Escola de Belas Artes e várias academias e ao longo do tempo foi dando formas ao seu estilo incomparável.
O trabalho de Bourgeois com materiais diversos, desde madeira até aço ou pedra, tendia a girar em torno da forma humana, embora algumas de suas peças mais reconhecíveis fossem esculturas gigantes de aranhas, algumas com três andares de altura. A galeria Tate Modern, de Londres, adquiriu uma de suas esculturas gigantes de aranhas, intitulada “Maman” (Mamãe), que mede mais de nove metros de altura e foi executada em 1999.
Para prestar justa homenagem à artista, os correios da França colocaram em circulação um selo postal onde se destaca “Maman”, uma de suas obras mais conhecidas em todo o mundo.
Louise Bourgeois deixou suas marcas na arte e eterniza-se também através da filatelia com esta peça de suma importância.