segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MEU PEQUENO PROFESSOR DE PAPEL

O tempo avança e com ele uma antiga pergunta volta e meia surge no cenário de nossas vidas: Quem veio antes, o ovo ou a galinha?
Acredito que não há muito que pensar a respeito, considerando as muitas possibilidades ofertadas à origem de todas as espécies que habitam o nosso planeta. Nós mesmos vivemos procurando uma resposta ideal para nossas origens em meio às tantas perguntas que já fizemos e que continuamos a fazer, mesmo diante da nossa vã racionalidade.
Pois bem; na história do selo postal é claro e evidente que o selo veio muito depois das cartas e dos primeiros serviços de correios que se tem notícia. A verdade é que desde os primórdios da sociedade humana já se sentiu a necessidade da comunicação e as mensagens e os mensageiros certamente que foram precursores de tudo o que nós vivenciamos hoje, neste século 21 onde a tecnologia nos empurra a todo instante para novidades inimagináveis em outras épocas.
Também não se sabe ao certo quem foram os primeiros professores escolares, considerando-se que muito antes deles, os professores eram aqueles que tinham suas experiências em determinados campos da existência e que precisavam passar esses conhecimentos aos mais novos.
Não vou me aprofundar nisso tudo por razões obvias, mas me valho disso para exaltar a figura do professor ao longo do tempo afinal, sempre foi e continua a ser, através do mestre, que todos nós seguimos nossas jornadas aprendendo cada vez mais e contribuindo assim para um mundo melhor. Se bem que apesar disso tudo, eu acredito que o mundo deveria ser muitas e muitas vezes bem melhor do que se apresenta diante dos nossos olhos.
Eu recordo que nos meus tempos de primário, a máximo que se tinha eram figurinhas recortadas de revistas e depois, com o surgimento de alguns álbuns, a gente seguia aprendendo com as ilustrações que contavam um pouco sobre a história do país, da ciência, dos animais entre outros. Nós nem tínhamos idéia de que aqueles selos que vinham nos envelopes das cartas possuíam uma função muito maior do que a simples postagem. Na verdade mesmo, nós nem entendíamos pra que serviam aqueles fragmentos recobertos de carimbos.
Faltava na sala de aula um professor que tivesse a visão mais ampla ou aprofundada para levar o assunto até nós e quem sabe, tivesse isto ocorrido, teríamos muito mais filatelistas por este Brasil afora. Mas não podemos culpar ninguém sobre isto, já que a idéia de conciliar o selo postal como objeto pedagógico é muito recente e infelizmente, em nosso país, a idéia simplesmente engatinha, ainda que os Correios estejam, há alguns anos, promovendo ações neste sentido e levando a muitas escolas o selo postal para que as crianças tomem conhecimento sobre esta fantástica arte de colecionar.
Ao longo desses 30 anos de jornalismo filatélico, muitas vezes dediquei linhas para falar sobre a importância de se levar o selo postal para a sala de aula e obtive alguns bons resultados quando soube que minha página era usada em salas de aulas de algumas escolas do interior do Estado. A essas professoras que aderiram à idéia, o meu respeito e os meus mais sinceros agradecimentos.
Hoje, o meu objetivo é exaltar a figura do professor pela passagem de mais uma data em sua homenagem e, ao mesmo tempo, tornar a insistir para que os professores busquem informações sobre a filatelia e o selo postal de maneira que, aos poucos, possam interagir com seus alunos neste sentido. O selo postal tem sim a sua função de postar as cartas, mas ele ultrapassa essa pequena fronteira e adquire como num toque de magia, o poder de nos enriquecer culturalmente, ocupando também uma função de mestre, ainda que na forma de fragmentos multicoloridos que apresentam passagens da nossa história, que exaltam personagens importantes para o nosso desenvolvimento nas mais diversas áreas, que alertam para os cuidados com a preservação da natureza e que, acima de tudo, contam essas histórias através de ilustrações muitas vezes criadas por artistas de renome e consequentemente, exaltam a importância das artes em nossas vidas.
O selo postal como pequeno professor é algo inquestionável e eu tenho absoluta certeza de que este pequeno professor na sala de aula será sempre um magnífico auxiliar para o aprendizado com motivação, dedicação, organização, bom senso, estética e acima de tudo, com objetivos plenos de uma vida regrada na educação e assim, com futuros cidadãos imbuídos em promover o bem estar comum.
Neste dia 15 de outubro, quando celebramos o Dia do Professor, o nosso carinhoso abraço a todos os Mestres sem que se esqueça desse pequenino professor que viaja nos envelopes levando em poucas palavras e numa interessante ilustração, a sua poderosa mensagem de cultura e entretenimento.(P.B.J)

Um comentário:

manupink disse...

OI PARABÉNS PELO POST, HJE REALMENTE É UM DIA MUITO ESPECIAL!!!NUNCA ME ESQUECI DAS MINHAS PRÓS LEGAIS E CARINHOSAS QDO PEQUENA!

BEIJOKAS E OBRIGADO PELAS MSGENS NO MEU E-MAIL DAS NOVIDADES DO SEU BLOG, ESTOU T SEGUINDO ME SIGA TB.

WWW.MAANUPINK.BLOGSPOT.COM