segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NOVIDADES DE TAIWAN

Uma das características mais importantes com referência aos selos emitidos pelos correios de Taiwan são as escolhas dos temas, sempre oportunos para todos os filatelistas que se dedicam a temáticas variadas. Recentemente, Taiwan fez circular a sua quarta série de selos definitivos que retratam aves exóticas que habitam o país em todos os seus quadrantes. Evidentemente que a dificuldade da língua me impede de citar essas aves com os seus nomes populares por lá, no entanto, citarei suas classificações científicas, de modo que os filatelistas que colecionam o tema e que certamente fazem muitas pesquisas a respeito conseguirão identifica-las.
Multicoloridos, os selos nos mostram o Benghalensis Rostratula, ave com cerca de 25 centímetros onde os machos tem os olhos amarelados e as fêmeas uma mancha branca no olho. Em seguida, o Turdus poliocephalus, uma ave arisca que vive a maior parte do tempo na copa das árvores e que emite um canto muito bonito. Outra espécie retratada é uma ave pouco maior, com cerca de 29 centímetros e que tem a maior parte de sua plumagem num tom marrom escuro onde seu bico amarelo ganha muito destaque. Trata-se do Phoenicurus Amaurornis e finalmente, o Acanthizoides Cettia, uma pequena ave que habita as regiões montanhosas e é muito ágil, voando raramente. Para os observadores é um prêmio quando conseguem visualizar um exemplar, já que vivem bem escondida. Como se observa, Taiwan brinda uma vez mais os filatelistas com estes belos selos que logicamente não vão fazer inveja à bela série de 4 selos que enfocam lindas conchas marinhas e que integram as terceira parte de uma série muito procurada.
A primeira emissão aconteceu em outubro de 2007 e depois, eles emitiram outra em julho de 2008. Agora, entram em circulação estes belos exemplares que certamente vão abrilhantar muitas coleções. Foram escolhidas: Strombus sinuatus, Hydatina amplustre,Hepaticum Cymatium e Mitra Mitra. É interessante assinalar para os leigos que o estudo das conchas marinhas é denominado de “Conquiologia” enquanto que o dos moluscos que as habitam é chamado de “Malacologia”. Este é um campo muito fértil tanto na filatelia quanto nas coleções das próprias conchas, já que através delas, os estudiosos já fizeram muitas descobertas importantes a respeito dos nossos oceanos entre outras peculiaridades.

Nenhum comentário: