segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O militar, o religioso e o jurista – Heróis da Lituânia

Heróis e patriotas iremos encontrar na história de todos os países. Em geral, essas figuras tão reverenciadas contribuíram em vida com todas as suas forças e todo o conhecimento que detinham pelos mais puros ideais de liberdade. Não teria sido diferente na Lituânia onde, dezenas dessas figuras muito lutaram para que o país ganhasse sua autonomia.

Dentre eles, os correios do país decidiram dedicar justa homenagem ao general Jonas Zemaitis (Palanga-15/03/1909) e um dos líderes do pós-guerra anti-soviética; Mecislovas Reinys (1884-1953) arcebispo católico romano de Vilnius, Minsk e Tiddi e que foi professor universitário e muito lutou pelas causas do seu país e Vaclovas Birziska (02/12/1884-03/01/1956), advogado, bibliográfico e educador que depois de servir o exército russo como oficial tornou-se consultor jurídico dos lituanos e poloneses durante os conflitos entre 1918 e 1920.
Cada um desses personagens detém uma história de suma importância para a Lituânia e sua gente e são agora eternizados através desta série de selos postais que acaba de entrar em circulação. É bom salientar que o arcebispo Mecislovas Reinys teve, durante o pontificado de João Paulo II, o seu nome indicado para a canonização em razão dos seus importantes serviços prestados perante os fracos e oprimidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite.
Fico muito feliz com a volta do Jornal do Colecionador, estou muito feliz por ter me avisado.
Sou fascinada por este jornal, aprendo muito, e posso multiplicar esse conhecimento com quem se interessa pelo assunto.
Obrigada mesmo por voltar a publicar esta maravilha!
Célia Cesar/São Paulo-SP