terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EDMUNDO DE AMICIS



“A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.”
-Edmundo de Amicis-


Escritor italiano nascido em Oneglia, reino da Sardenha, Edmundo de Amicis foi educado em um liceu de Torino, antes de inscrever-se na Accademia Militare di Modena e tornar-se oficial de infantaria, isso lá por volta de 1865. Amicis só adentrou o mundo literário quando passou a escrever no jornal L’Italia Militare, em Florença, onde relatava suas experiência militares. A reunião desses textos resultou nos livros “La Vita Militare” (1868) e “Novelle” (1872), obras que lhe trouxeram notoriedade e lhe permitiram trocar a carreira militar pela literária. Publicou vários volumes sobre países que então visitou mas foi com a publicação de “Cuore” – Coração na versão portuguesa, que ele conseguiu seduzir os jovens italianos e mais adiante de todo o mundo. Sempre voltado para a educação e os bons costumes, Amicis em vida foi um constante batalhador neste sentido, visando sempre os jovens, pois tinha certeza absoluta de que somente através de uma boa educação aos jovens seria possível construir um mundo melhor. Não estava enganado!
Em 2008 aconteceu o centenário do seu falecimento que aconteceu em Bordighera, província de Gênova. Na filatelia existem inúmeras peças emitidas em sua homenagem como a que apresentamos em nosso espaço. Como excelente militar e escritor incomparável, Amicis escreveu um dia a respeito de uma grande batalha com o pensamento a seguir:

“Coragem!... pequeno soldado do imenso exercito. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana.”

Um pensamento que deveria estar presente em todas as salas de aulas de todas as escolas. Professores pensem no assunto!

Um comentário:

Regina Lucena disse...

Parabéns pelo excelente blogger !!!
Estarei divulgando seu endereço no grupo filatélico AmigosdoSelos (http://br.groups.yahoo.com/group/amigosdoselos).
Seu trabalho com certeza enriquece o conhecimento filatélico.
Fiquei muito feliz pelo seu trabalho.
Att.
Regina Lucena