quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA DO GOLEIRO - HERÓIS DA CAMISA UM

Sem sombra de dúvidas o grande momento do futebol é a bola na rede – o gol!
Mas nem sempre os artilheiros conseguem mandar a bola para o fundo da rede, porque esbarram na figura poderosa do guardião da meta, o goleiro. Posição folcloricamente definida como “maldita”, porque onde o goleiro fica não nasce a grama, a grande verdade é que em toda a história do futebol, o mundo sempre teve a oportunidade de ver em ação grandes e audaciosos goleiros, responsáveis muitas vezes por garantir vitórias importantes através de defesas quase impossíveis.
Os nomes são muitos e no contexto “Copa do Mundo”, os dez goleiros de maior destaque estão relacionados em diversas páginas da Internet, mais precisamente aquelas voltadas para a história do futebol e são eles: Lev Yashin-o aranha negra (antiga URSS); Gilmar dos Santos Neves- Brasil; Dino Zoff –Itália; Ubaldo Fillol – Argentina; Ladislao Mazurkiewicz –Uruguai; Gordon Banks – Inglaterra; Claudio Taffarel – Brasil; Gianluigi Buffon –Itália; Sergio Goycochea –Argentina e Michel Preud'homme –Belgica.
Evidente que além desses gigantes da pequena área muitos outros já escreveram seus nomes na história do futebol garantindo assim eternizar a máxima que diz: “todo grande time começa por um grande goleiro”. Não importa a escola, seja ela europeia ou sul-americana e mais recentemente de outros países como a África, por exemplo, de onde sempre surgem goleiros dispostos a tudo para defender suas metas e impedir uma derrota. No Brasil hoje, celebra-se o Dia do Goleiro, data instituida na metade dos anos 70 através da criação feita pelo tenente Raul Carlesso e do capítão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército no Rio de Janeiro, referência encontrada no livro “Goleiros- Heróis e anti-heróis da camisa 1", do jornalista Paulo Guilherme.
O primeiro Dia do Goleiro foi comemorado em 14 de abril de 1975, mas a partir de 1976 ficou definido como 26 de Abril, a data do nascimento do goleiro Manga, na época defensor do Internacional então campeão brasileiro. No contexto filatélico, dentre tantas emissões já feitas para exaltar a arte do futebol, iremos encontrar muitas peças que também dão destaque ao goleiro, com diferentes trabalhos de arte e situações, o que nos permite até pensar em um capítulo especial da temática para exaltar esta posição ingrata que em apenas um lance pode transformar o goleiro em um grande herói ou num grande frangueiro.
De toda maneira, goleiros de todas as partes do Brasil no dia de hoje merecem a nossa atenção e homenagem por terem escolhido esta posição e assim, permitir que seus clubes tenham ali, debaixo da trave, aquele guardião decidido que durante o jogo, é o único que pode pegar a bola com as mãos, fazer um carinho e dar início, muitas vezes, a uma jogada fatal que irá pegar de surpresa o goleiro adversário. Coisas simples dessa fantástica emoção que só o futebol consegue irradiar aos corações de todos os apaixonados torcedores.

Nenhum comentário: