terça-feira, 3 de abril de 2012

ASSOCIAÇÃO FILACAP - 40 ANOS DE INTENSAS ATIVIDADES FILATÉLICAS

Ao longo do tempo muitas foram as publicações voltadas à filatelia que infelizmente, por inúmeras razões, deixaram de circular. Boletins informativos, colunas em jornais, jornais especializados e algumas revistas voltadas à arte de colecionar que sempre abriram bons espaços para a filatelia. Foi, é e sempre será uma grande luta manter este tipo de informação circulando, o que geralmente é feito através do empenho de entidades voltadas à filatelia como clubes e associações filatélicas.
Dentre as publicações sobreviventes temos sempre que enfatizar a força do pessoal da Associação Cultural FILACAP que neste último mês de março chegaram à marca de 173 edições do que podemos hoje dizer, se tratar de um dos melhores informativos sobre filatelia em nosso país e que também circula em vários países do exterior, seja pela edição impressa, seja pelo portal ou ainda, pelo informativo em pdf remetido para uma enorme lista de interessados no assunto.
Importantes nomes da nossa filatelia e conceituados estudiosos sobre esta arte integram sempre muitos dos artigos ali publicados, sem contar com a interessante agenda de noticias, com informações variadas sobre novidades e eventos tanto do Brasil como do exterior.
É interessante exaltar também que o informativo é impresso em papel de alta qualidade com muitas ilustrações em cores, o que torna o desafio ainda maior considerando os elevados custos para que se possa manter uma circulação mais periódica possivel. Além de artigos especiais, o Filacap abre espaço também para uma ótima seção de anúncios onde os colecionadores podem fazer contato entre si e dessa maneira trocar idéias, selos entre outros objetos colecionáveis
Na última edição por exemplo, vamos deparar com interessante artigo do Rodrigo de Oliveira Leite tratando das primeiras moedas oficiais do Brasil e para ficar ainda melhor, o Filacap traz ainda um ótimo espaço para quem coleciona cartões telefônicos e bilhetes de loterias.
Particularmente aprecio a publicação pelo que já foi explanado e a indico a todos os que de alguma maneira apreciam a filatelia, a cartofilia, a loterofilia e a numismática entre outras modalidades, até porque, toda informação é sempre primordial a qualquer colecionador ou simplesmente admiradores da arte. Lembrando que no próximo dia 1º de maio a Associação Filacap chega aos seus 40 anos de atividades em prol da filatelia brasileira.
Aproveito para agradecer à equipe do Filacap pela oportunidade oferecida em reproduzir meu artigo sobre o presidente filatelista.
Interessados em participar da Associação Filacap, em assinar o informativo e avançar dentro deste imenso universo do colecionismo podem fazer contato através da Caixa Postal 06 – Cep 12630-970-Cachoeira Paulista-SP ou pelo E-mail: ac.filacap@uol.com.br
O endereço do portal é este: http://www.ac.filacap.sites.uol.com.br/

Nenhum comentário: