quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LEILÃO DE MEMORABILIA DO FUTEBOL E POSTAIS

Uma rara oportunidade para que você possa ampliar sua coleção ou simplesmente adquirir aquela camisa autografada por craques como Zico, Garrincha e Pelé.
Trata-se do Leilão de Futebol com cerca de 50 lotes e outros 200 lotes voltados à cartofilia com peças raras.
Os lotes estão expostos através do portal http://www.ernanileiloeiro.com.br/ onde você pode desde já ofertar o seu lance. O leilão acontecerá no dia 6 de dezembro das 12 as 18 horas na Rua São Clemente, 385 –Botafogo-RJ. Parte da arrecadação será direcionada ao programa “Abrace a Serra” que atende as vítimas das enchentes em Itaipava.
Vale a pena conferir os catálogos on-line e ver a quantidade de peças interessantes para colecionadores de todos os gêneros.
É mais uma grande oportunidade que a Livraria La Mansarde oferece a você lembrando que além desse leilão a casa estará proporcionando outros voltados a livros antigos e raros. 
Veja tudo no portal ou informe-se pelo telefone (21) 2539-2637. 
O e-mail é: contato@ernanileiloeiro.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PERSONAGENS INFANTIS DA REPÚBLICA TCHECA

Os personagens que ilustram um novo selo ordinário emitido pela República Tcheca são muito populares naquele país e encantam o imaginário das crianças.
Pat e Mat ocupam bom espaço na televisão local e já foram incumbidos até de fazer seus malabarismos em um filme.
A idéia desta emissão é fixar ainda mais a imagem desses personagens tão populares e, ao mesmo tempo, criar incentivo perante a prática filatélica.
O selo mostra uma letra “A” no canto superior que corresponde ao porte atual do serviço de correspondências internas. Além do selo, foi emitido um envelope de primeiro dia e respectivo carimbo lembrando que o trabalho de arte foi desenvolvido pelo artista Jan Chvojka que já escreveu vários roteiros para os personagens em destaque.
É interessante assinalar que existem muitos selos dedicados a personagens infantis em todas as partes que, mesmo com pouca fama mundial, ocupam interessantes coleções alusivas ao tema.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EMISSÃO CONJUNTA - HONG KONG E ROMÊNIA - ARTESANATO

Cada país com suas tradições artísticas e culturais. Numa época de maior aproximação entre os povos graças principalmente à Internet, mais pessoas passaram a conhecer os trabalhos de arte de outras nações e isto vem ganhando mais terreno a cada dia que passa.
Os correios de Hong Kong e da Romênia decidiram aplicar em selos postais a arte de sua gente e fizeram esta bonita emissão conjunta enfatizando um belo trabalho em massa feito em Hong Kong e por sua vez, a Romênia e suas tradicionais pinturas em ovos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ESPÉCIES AMEAÇADAS

Espécies ameaçadas de extinção estão volta e meia em evidência nos selos postais. Os correios dos Estados Unidos emitiram em setembro passado este selo que apresenta uma ilustração de um filhote de tigre de Amur e cuja peça propiciará recursos financeiros que visam apoiar Fundos de Conservação de Espécies Animais ameaçadas.
O trabalho de arte foi concebido pela artista Nancy Stahl que já criou outras peças alusivas a animais como o Golfinho (2009), Libélula (2008) e Pantera da Flórida (2007), todos concebidos com um estilo gráfico arrojado. Noyes Derry atuou neste trabalho como diretor de arte e fez a escolha do tigre por causa do forte efeito gráfico.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE ISRAEL

O Serviço Postal de Israel coloca em circulação um novo selo comemorativo para celebrar os 75 anos da fundação da Orquestra Filarmônica de Israel cuja primeira apresentação aconteceu no dia 26 de dezembro de 1936 em Tel Aviv. Este concerto inaugural foi regido pelo maestro Arturo Toscani. A Orquestra foi fundada pelo violinista Bronislaw Huberman numa época em que muitos músicos judeus estavam sendo recusados em orquestras européias.
 A Orquestra Filarmônica de Israel realiza cerca de 150 concertos por ano apresentando grande variedade de programas musicais e trazendo dessa maneira a magia da música clássica para um público de diferentes classes sociais.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EMIL WIECHERT

Os correios da Alemanha sempre prestam homenagens a grandes alemães do passado que deixaram importantes contribuições científicas para a humanidade. Agora chegou a vez de Emil Johann Wiechert (26 de dezembro de 1861 – 19 de Março de 1928), o geofísico alemão que apresentou o primeiro modelo verificável de uma estrutura em camadas da Terra. Além de ter escrito inúmeros trabalhos científicos, incluindo um pioneiro sobre a forma como as ondas sísmicas se propagam através da Terra, ele também desenvolveu um sismógrafo, que é o mais antigo em operação, melhorou e criou o campo da prospecção geológica utilizando pequenos terremotos artificialmente criados.
O selo é uma homenagem aos 150 anos do nascimento de Emil Wiechert.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NATAL NA GRÃ-BRETANHA

A Bíblia traduzida a pedido do Rei James há 400 anos foi descrita como “o mais nobre monumento de prosa em inglês”, que moldou a forma como as pessoas escrevem e falam o inglês. Agora, quatro séculos após sua publicação, os Correios da Grã-Bretanha celebram o feito através da emissão de sete selos alusivos ao Natal bem como de uma belíssima folhinha filatélica.
Os selos apresentam significativos eventos ligados ao Natal e foram inspirados em versos a partir dos Evangelhos de Lucas e Mateus.
Desde 2006, todos os selos alusivos ao Natal são em tamanho padrão e neste ano, abriram uma exceção através de duas peças que repetem a imagem, mas que são maiores, proporcionando uma visão mais ampla de seus detalhes. O curioso é que dois selos emitidos em 2007 retratando a santa estão sendo reeditados neste Natal com a finalidade de propiciar uma imagem mais tradicional e religiosa.
Os selos foram desenhados por um grupo de designers com orientação de Peter Malone que juntos proporcionaram esta bela série de selos adesivos que são acompanhados pela folhinha e um interessante livreto.

EMISSÃO CONJUNTA - FRANÇA E UNESCO

Os correios da França em conjunto com a Unesco emitiram dois interessantes selos postais que enfatizam o camelo bactriano e Milford Sound, na Nova Zelândia.
O camelo bactriano, camelo asiático ou simplesmente camelo é um mamífero nativo da região das estepes do leste da Ásia, da região da Báctria, de onde se origina seu nome. Praticamente todos os animais desta espécie vivem domesticados pelas populações locais e são de vital importância, já que são extremamente resistentes e suportam condições inóspitas onde as temperaturas variam de 40 graus durante o dia e zero à noite. Além disso, podem passar vários dias sem comer e sem beber e ainda consegue a proeza de transportar até 450 quilos. O selo serve de alerta, já que a espécie encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção.
MILFORD SOUND
Na língua Maori, Milford Sound é chamado de “Piopiotahi” e trata-se de um fiorde cavado pelo degelo nas montanhas e pela ação do vento. É o principal ponto de atração turística da Nova Zelândia e encontra-se no segundo ponto mais pluvioso do mundo tendo seu ponto culminante no Pico Mitre, a 1.692 metros de altitude. É o mais famoso dos 15 fiordes que compõe o Parque Nacional de Fiordland e que está sendo analisado para se tornar parte da lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

CENTENÁRIO DA SOCIEDADE FILATÉLICA BRASILEIRA

No próximo dia 18 de novembro a filatelia brasileira registra um momento muito especial na celebração dos 100 Anos da Sociedade Filatélica Brasileira.
A organização foi fundada em 1911, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de dez idealistas que anteviram a importância da associação dos adeptos do colecionismo de selos postais em agremiações especializadas.
Dentre os fundadores da SOFIBRA está Manoel Pereira de Mesquita, que veio a ser o seu primeiro presidente.
Ao longo desses cem anos de atividades, a SOFIBRA tem ocupado papel de grande importância para o crescimento da filatelia nacional e merece agora todas as atenções e homenagens em reconhecimento ao trabalho dos seus fundadores e de todos os que ao longo do tempo estiveram unidos para fortalecer aquela instituição e permitir seu avanço dinâmico através do tempo sempre apoiada em sua base mais forte e atuante: os Clubes Filatélicos.
Diante desse grandioso trabalho, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageia a Sociedade Filatélica Brasileira, por seu centenário, com a emissão de um selo postal que apresenta em sua parte superior o titulo da emissão com uma arte que traz a representação do selo Olho-de-Boi em sua versão de 30 réis, onde foi aplicada uma imagem latente do numeral “100”, que pode ser vista ao observar-se o selo inclinado, sob uma fonte de luz. Esta é a primeira emissão que focaliza um dos valores da série Olho-de-Boi. Os valores de 60 e 90 réis serão destacados, respectivamente, em 2012 e 2013. O artista G. Tardin utilizou as técnicas de calcografia e aplicação da cor bronze especial.

ANO MUNDIAL DE VETERINÁRIA

Interessante emissão feita pelos correios de Portugal para assinalar o Ano Mundial de Veterinária em reconhecimento aos 250º aniversário da fundação da primeira escola de veterinária do mundo em Lyon, França, em 1761 que culminou três anos mais tarde com a inauguração da escola Alfort Veterinária, perto de Paris. As duas instituições foram fundadas por iniciativa do veterinário francês Claude Bourgelat.
Nas peças, observamos as figuras de dois porquinhos num carro de transporte, um gato, um cavalo e um  boi, sendo que cada selo se define nos cuidados basicos com a saúde animal, produção, higiene e qualidade de vida.
Aproveitando o tema da emissão, registro também o lançamento do selo francês que exalta a figura de Bourgelat nesta celebração tão importante para a medicina veterinária mundial.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ENCONTRO INTERNACIONAL DE FILATELIA

Acontece nesta sexta e sábado(dias 04 e 05 de novembro) em São Paulo o 9º Encontro Internacional de Filatelia, realizado pela Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos com apoio dos Correios do Brasil e de Portugal.
Trata-se de uma ótima oportunidade para que filatelistas e numismatas possam ter acesso a novas peças para seus acervos além é claro, de reencontrar amigos e conhecidos.
No evento estarão à disposição dos interessados peças da filatelia brasileira, selos estrangeiros, cédulas e moedas.
O Encontro terá lugar nas dependências do Novotel Jaraguá(Rua Martins Fontes, 71)  na capital paulista e outras informações sobre o evento podem ser adquiridas através dos telefones (19)8112-3725 e (61)9982-2006, Também pelo e-mail: newsletter@testsendblaster.com