quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CENTENÁRIO DA SOCIEDADE FILATÉLICA BRASILEIRA

No próximo dia 18 de novembro a filatelia brasileira registra um momento muito especial na celebração dos 100 Anos da Sociedade Filatélica Brasileira.
A organização foi fundada em 1911, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de dez idealistas que anteviram a importância da associação dos adeptos do colecionismo de selos postais em agremiações especializadas.
Dentre os fundadores da SOFIBRA está Manoel Pereira de Mesquita, que veio a ser o seu primeiro presidente.
Ao longo desses cem anos de atividades, a SOFIBRA tem ocupado papel de grande importância para o crescimento da filatelia nacional e merece agora todas as atenções e homenagens em reconhecimento ao trabalho dos seus fundadores e de todos os que ao longo do tempo estiveram unidos para fortalecer aquela instituição e permitir seu avanço dinâmico através do tempo sempre apoiada em sua base mais forte e atuante: os Clubes Filatélicos.
Diante desse grandioso trabalho, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageia a Sociedade Filatélica Brasileira, por seu centenário, com a emissão de um selo postal que apresenta em sua parte superior o titulo da emissão com uma arte que traz a representação do selo Olho-de-Boi em sua versão de 30 réis, onde foi aplicada uma imagem latente do numeral “100”, que pode ser vista ao observar-se o selo inclinado, sob uma fonte de luz. Esta é a primeira emissão que focaliza um dos valores da série Olho-de-Boi. Os valores de 60 e 90 réis serão destacados, respectivamente, em 2012 e 2013. O artista G. Tardin utilizou as técnicas de calcografia e aplicação da cor bronze especial.

Nenhum comentário: