quinta-feira, 30 de junho de 2011

ANTIGOS RELÓGIOS DA RÚSSIA

Fascinados por relógios são muitos espalhados pelo mundo. Colecionadores dessas peças raras com suas complexas máquinas rodam grandes distâncias à caça de novas e curiosas peças. É claro que esta é uma outra modalidade do universo dos colecionadores. No nosso caso, são os relógios como estrelas principais dos selos postais. Existem diversas emissões do gênero, mas são peças difíceis de se conseguir porque as emissões nesse sentido são feitas esporadicamente. Pode ser até um grande desafio para quem aprecia a temática. Aliás; tem que estar muito atento a outras emissões que de repente apresentam em algum detalhe a presença de um relógio.
Os correios da Rússia decidiram colocar em circulação quatro belos selos para exaltar a beleza de alguns de seus relógios mecânicos antigos. A série denomina-se “Monumentos da Ciência e Tecnologia” e mostra o relógio do prédio central dos correios em Moscou; o relógio do edifício do almirantado em São Petersburg; o relógio do prédio da Universidade Estadual de Moscou e o relógio da estação ferroviária de Sochi. É interessante lembrar que o primeiro relógio em uma torre foi o colocado na Abadia de Westminster,na Inglaterra em 1288. Os primeiros relógios mecânicos da Rússia foram instalados no Kremlin em 1404.

30 ANOS DA EPIDEMIA DA AIDS

A todo instante novas doenças desafiam a ciência e muitas já conhecidas prosseguem dizimando vidas por todas as partes. A Aids é uma delas e atualmente, os países vem se empenhando em campanhas de conscientização. O Paquistão está envolvido neste programa e agora dá mais um passo importante com a emissão de um selo postal que tem a finalidade de contribuir na campanha através da postagem de cartas. A peça mostra pessoas de todo o mundo unidas para combater a epidemia da Aids e assim, promover um bem estar geral. O que motivou a presente emissão foram os 30 anos em que o mundo vem enfrentando a epidemia da Aids e certamente que, apesar dos avanços da medicina, será preciso cada vez mais que as pessoas tenham consciência de todos os males que esta doença promove. Outras administrações postais vão fazer emissões similares ao longo desse período.

BORBOLETAS DE LIECHTENSTEIN

Tão exuberantes na natureza, as borboletas quando aparecem nos selos postais provam o quanto são importantes para dar vida e beleza ao mundo florido por onde fazem suas evoluções. São milhares as emissões feitas pelo mundo dentro desse interessantíssimo tema que já levou muita gente a se especializar na área somente em função de suas coleções.
Novidades surgem a todo instante e a bola da vez são dois belos selos lançados no último dia 6 de junho pelos correios de Liechtenstein. As peças integram a terceira parte de uma série que teve inicio em 2009 e que agora enaltece duas espécies que estão ameaçadas. Ao mesmo tempo, os selos servem para alertar as pessoas sobre a importância de se preservar o meio ambiente e todas as suas formas de vida.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

VIAS VERDES EM SELO DA ESPANHA

Vias Verdes são os chamados caminhos que serpenteiam ao longo da infraestrutura ferroviária antiga na Espanha. Na verdade, o projeto teve inicio em 1993 com a finalidade de promover o lazer e os esportes aos cidadãos espanhóis. Só que de repente o projeto ganhou outro formato, atraindo turistas para se deliciarem por aqueles maravilhosos caminhos. São atualmente mais de sete mil quilômetros de linhas ferroviárias desativadas ou que jamais foram utilizadas porque simplesmente não tiveram suas obras concluídas. Nestes espaços reformulados as pessoas que gostam de caminhar, correr, andar de bicicleta e simplesmente passar momentos alegres e divertidos, contam sempre com uma paisagem exuberante, ar puro e consequentemente, desfrutam de atividades saudáveis.
Além do espaço amplo, o governo vem trabalhando muito para transformar antigas e desativadas estações em restaurantes, lanchonetes, museus, áreas para a locação de bicicletas e cavalos entre outras atividades que possam agradar os espanhóis e seus visitantes.
O Programa Vias Verdes é coordenado pela Fundação Ferroviária Espanhola em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente,Assuntos Rurais e do Mar, além de outras entidades. Essa revolucionária idéia dos espanhóis já se espalhou por diversos pontos da Europa e promete chegar a outras partes do planeta. O selo reproduz uma foto onde dois caminhantes seguem por uma antiga linha férrea.

O SIGNO DE CÂNCER

De alguns anos para cá virou moda em diversas partes do mundo a emissão de selos alusivos aos signos do zodíaco.
Considerando a milenar tradição chinesa e as emissões anuais exaltando os signos do horóscopo chinês, é evidente que outras partes não deixariam de passar a oportunidade de agradar, tanto os filatelistas quanto àqueles que acreditam piamente nas previsões astrológicas.
Diz-se que nossos ancestrais tinham extrema dificuldade para encontrar a constelação de câncer no céu, porque a maioria das estrelas tem pouca luminosidade. Mas por outro lado, segundo a astrologia, os indivíduos que são regidos por este signo possuem sim um brilho todo especial, que os fazem ser pessoas dotadas de muitas qualidades, fortes instintos para tomar decisões, dramáticos por natureza e muito amorosos.
O resto fica por conta de quem se dedica ao estudo da astrologia se bem que considerando que os nativos de câncer detêm grande talento para as artes, não é de se duvidar que um bom número de cancerianos sejam grandes colecionadores de selos postais. A emissão feita no dia 22 de junho pertence ao Canadá.

AUTOMÓVEIS ANTIGOS NOS SELOS DA ESLOVÁQUIA

Boa noticia para quem coleciona selos postais da temática automóveis. Os correios da Eslováquia acabam de colocar em circulação dois novos selos retratando antigos e afamados modelos que encantaram toda uma geração.
O primeiro é o Tatra, produzido entre os anos de 1936 e 1950 na República Tcheca. Trata-se do terceiro mais antigo construtor de automóveis do mundo, depois da Daymler Chrysler, Daymler Mercedes-Benz e Peugeot. A produção de carros Trata cessou em 1999, mas a empresa ainda produz uma bem sucedida série de rodados para caminhões.
O outro selo apresenta o Aero 30, projetado no inicio dos anos 30 com uma carroceria dinâmica, capô do motor longo e alimentado por um motor de dois cilindros com dois tempos e desempenho de 30 quilômetros. A produção teve o seu fim decretado durante a Segunda Guerra e mesmo com uma tentativa logo depois, não obteve o mesmo sucesso. Em nossos dias os Aeros são objetos dos sonhos de colecionadores espalhados pelo mundo e esses veículos têm grande importância dentro do patrimônio cultural, técnico e histórico.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

NOTICIAS DO MUNDO FILATÉLICO

FAUNA MARINHA

Emitido no dia 06 de junho o Bloco Fauna Marinha: Lulas, Polvo, Estrelas-do-Mar, Águas-Vivas chega para mais uma vez exaltar a criatividade artística dos nossos selos postais.
A peça é composta de quatro selos que destacam quatro espécies da fauna marinha bem conhecidas por todos nós,
Para proporcionar uma composição mais abrangente, o habita dessas espécies nos apresenta algas, corais e fundo de areia além é claro, de outros habitantes naturais como os peixes. No canto inferior direito, a logomarca da Exposição Internacional-Philanippon 2001 que acontecerá entre os dias 28 de julho e 02 de agosto próximos na cidade de Yokohama no Japão.

FILHOS DO PRÍNCIPE DE LIECHTENSTEIN

A honra é para poucos – ter a imagem estampada num selo postal. Mas na maioria das monarquias existentes no mundo a prática é muito comum e não seria diferente no Principado de Liechtenstein. Da união entre o Príncipe herdeiro Alois de Liechtenstein e a Duquesa Sophie da Baviera, em 1993, nasceram quatro crianças que agora ganham todas as atenções com a emissão de selos postais. Nas peças, vemos as figuras do sucessor para o trono, Príncipe Joseph Wenzel, nascido em 24 de maio de 1995; sua irmã, a Princesa Marie Caroline, nascida em 17 de outubro de 1996; o Príncipe Georg Antonius , nascido em 20 de abril de 1999 e o Príncipe Nikolaus Sebastian, nascido em 06 de dezembro de 2000.
Os selos foram baseados em retratos produzidos pela artista francesa Ludmila d’Oultremont cujas obras fazem parte da coleção particular da família.

AS JÓIAS DA COROA

Já que estamos falando em monarquias, vamos exaltar o próximo lançamento da Inglaterra previsto para o dia 23 de agosto próximo e que reunirá oito selos exaltando a beleza e os ricos detalhes das jóias da coroa. A emissão acontece para celebrar os 350 anos da coroação do Rei Charles II e mostrar assim, todas as jóias usadas naquela ocasião. Ao longo do tempo, por uma série de acontecimentos as jóias da coroa tinham sido quebradas e um novo conjunto foi criado para a coração de Charles II.
Em muitas nações as jóias usadas são, na maioria dos casos, peças diferenciadas, mas na Coroa Britânica é uma tradição milenar e tais peças, conhecidas em todo o mundo representam uma das mais deslumbrantes coleções de objetos que representam a soberania real.
As peças nos mostram o Cetro com a Cruz, usado desde 1661; a coroa de São Edward, com 444 pedras preciosas, também usada desde 1661; o Cetro com a pomba, simbolizando a santidade; a coroa da Rainha Mary, fabricada para a coroação do Rei George V e Mary em 1911; o Soberano de Orb, criada parta a coroação do Rei Charles II; a Espada da Oferta, feita para a coração do Rei George IV;a coroa imperial do Estado, feita em 1937 pelo Rei George VI; e finalmente, a colher da coroação, usada para ungir os soberanos com óleo santo.

HOMENAGEM AO CIRCO

Foi no auge do Império Romano que o circo se tornou uma das formas mais acessíveis e populares de entretenimento.
Ao longo da história humana, o circo foi ganhando ainda mais notoriedade através de suas surpreendentes atrações e da mesma maneira, com a criatividade de seus artistas em proporcionar inesquecíveis momentos ao público.
Por longo período o circo também foi o responsável para que as pessoas pudessem conhecer de perto uma série de animais selvagens. Ainda bem que atualmente, a maioria dos países já criaram leis proibindo esta prática.
Na Romênia, onde se mantém a tradição circense, a partir de 1954 começaram a ocorrer significativas mudanças na vida circense e a cidade de Bucareste ganhou em 1961 o Circo Krateyl, um dos maiores da Europa na época e também um dos que ofereciam as mas empolgantes performances dos seus artistas.
Ao longo de uma década, os acrobatas, os malabaristas e outros artistas romenos tiveram a grande oportunidade de aprimorar os seus talentos e muitos deles partiram para se aventurar em outros circos famosos pelo mundo. Os correios da Romênia colocaram em circulação dois selos para exaltar a magnífica arte circense.

PRÓXIMAS EMISSÕES DO BRASIL

O mês de julho se aproxima e nele teremos interessantes emissões filatélicas como segue:
06/07 – Bloco – Homenagem ao Parque Nacional da Tijuca.
08/07 – Série Cidades Históricas- 300 Anos de Ouro Preto/MG.
15/07 – 200 Anos da Associação Comercial da Bahia.
16/07 – Emissão Mercosul- Atores Nacional-Centenário do Nascimento de Paulo Gracindo.
17/07 – Série Cidades Históricas- 300 anos de Sabará/MG.
23/07 – Lendas do Folclore Brasileiro – Boto, Curupira, Mãe-do-Ouro e Mula-sem-Cabeça.

SELOS DA ONU EM POÇOS DE CALDAS

Até o dia 29 de julho permanece na Agência Filatélica dos Correios em Poços de Caldas/MG, a Exposição de Selos Postais da ONU. A visitação pode ser feita das 08h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira e das 09 às 12 horas, aos sábados. A realização do evento é do Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas com apoio dos Correios e Prefeitura Municipal. A Agência Filatélica localiza-se à Rua Prefeito Chagas, 221 - Centro, piso superior. Prestigie!






terça-feira, 14 de junho de 2011

A CIÊNCIA NOS SELOS POSTAIS COMEMORATIVOS BRASILEIROS- 1900-2000

Quando menos se espera a Filatelia ressurge em um conceito mais avançado, onde os selos postais deixam de ser fragmentos multicoloridos para se transformar em objeto de estudo aprofundado, nos mostrando um outro ângulo que torna o selo postal ainda mais relevante dentro do nosso contexto histórico e cultural.
Filatelistas de todos os quilates nos têm brindado ao longo do tempo com coleções fantásticas, estudos abrangentes dentro da história dos selos e alguns, mais arrojados, partiram para livros especializados nas mais distintas nuanças que o selo e a filatelia nos permitem descobrir.
São todos grandes craques da filatelia e assim como no mundo da bola, volta e meia surgem novos craques, gente com visão mais ampla, com aquela vontade de brilhar e ofertar ao mundo um bom tanto de suas incontáveis horas de estudos, pesquisas e desafios.Apaixonado pela filatelia desde a infância e ávido por desbravar esse terreno ainda pouco explorado, o Professor de Ciência da Informação e Doutorando em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, Diego Salcedo é um desses craques que faz do selo algo a mais do que o objeto da coleção. Depois de um longo e proveitoso trabalho ele finalmente estréia em livro com “A ciência nos selos postais comemorativos brasileiros: 1900-2000”, pela Editora Universitária.
Nesta obra de temática inédita, lançada em abril passado, o pesquisador verificou, a partir dos estudos da linguagem, como os selos postais contribuem e participam do domínio discursivo científico, contribuindo para a difusão da ciência.
“O selo postal pode configurar um instrumento pedagógico precioso, uma vez que-além de ser uma peça de fácil manuseio e baixo custo – provoca o processo criativo e auxilia na leitura e na interpretação de realidades possíveis”, ressalta Salcedo. No livro, o autor explorou, ainda, os debates sobre a ciência e a tecnologia, seus valores histórico-conceituais e as suas representações. Trata-se de uma leitura para incitar e satisfazer o interesse de qualquer filatelista ou pesquisador da área de Ciência e Tecnologia.
SOBRE O AUTOR
Nascido na Argentina e criado nos Estados Unidos até os quatro anos de idade, Salcedo mora no Brasil desde 1977. É graduado em Biblioteconomia e Mestre e Doutorando em Comunicação pela UFPE. É um dos fundadores do blog Pronormas, sobre padronização de trabalhos científicos.
Outras informações podem ser obtidas no portal:
www.diegosalcedo.wordpress.com/
O livro tem 216 páginas com ilustrações em cores e custa
R$ 35,00. Interessados podem solicitar a obra pelo e-mail:
w159444x@gmail.com

terça-feira, 7 de junho de 2011

SEGUNDO FÓRUM CÚPULA ÁFRICA-ÍNDIA

Para assinalar a realização do Segundo Fórum Cúpula África-India, os correios da Índia emitiram dois selos em se-tenant onde se destacam os elefantes africanos e asiáticos.
Ao longo da história, a relação da Índia com a África vem se revitalizando e na entrada deste século 21 nada mais oportuno do que unir forças pesando no desenvolvimento futuro. Através desse Fórum, a Índia manifestou seu desejo em investir ainda mais nas áreas econômicas da África bem como em expandir tudo o que diz respeito aos avanços na área da tecnologia. O primeiro fórum aconteceu em 2008 na cidade de Nova Deli e de lá para cá, aos poucos, estes laços ficaram mais fortes e permitiram que agora pudesse acontecer o segundo encontro em território africano sendo escolhida a cidade de Adis Abeba. Além da importância do fórum e de tudo o que possa permitir novos avanços a emissão dos selos também assinala algo de muito importante para os caminhos da filatelia mundial uma vez que dessa maneira, o selo postal indiano abre novas portas para chegar mais longe e exaltar a criatividade de sua gente.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

100 ANOS DO GUARANI FUTEBOL CLUBE

Uma pausa para o cafezinho e é claro; o assunto só poderia ser futebol.
Neste inicio de campeonato brasileiro e no final dos torneios estaduais, cada um puxa a brasa para a sua sardinha. Ainda mais agora que o Coritiba e o Vasco da Gama decidem a Copa do Brasil e o Santos a Taça Libertadores da América. De repente alguém quebra o burburinho citando o nome de um clube que a gente bem sabe o quanto é tradicional no interior paulista: O Guarani! Não poderia passar em branco o centenário desse grande clube que aliás; foi o único da região a já ter conquistado o titulo brasileiro em 1978 e ter ficado por duas vezes na segunda colocação do nosso maior campeonato. Ao longo de sua história, o Guarani formou craques e sempre foi um time guerreiro, ofensivo, fazendo jus à sua camisa.
O “Bugre” como é conhecido já teve passagens pela disputa da Taça Libertadores da América e ao longo do tempo, ganhou posição de destaque entre os chamados grandes clubes brasileiros.
Fundado em 02 de abril de 1911, o Guarani Futebol Clube chega ao seu Centenário e merece, a exemplo de outros clubes, ingressar na galeria filatélica que vem enaltecendo o centenário dos nossos grandes clubes como já aconteceu com o Internacional, Grêmio, Corinthians e outros.
O selo apresenta, em primeiro plano, a logomarca comemorativa do Centenário do Guarani Futebol Clube, cujo desenho foi baseado no distintivo oficial do Clube, acrescido de contornos dourados, ano de centenário e flâmula dourada com o indicativo de 100 anos. Em segundo plano, é representado o momento da conquista do Título de Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1978, ocorrida no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em 13 de agosto daquele ano. As estrelas simbolizam as grandes conquistas do Clube: a dourada, o título de Campeão Brasileiro, em 1978, e a prateada, o título de Campeão Brasileiro da Taça de Prata, em 1981. A cor verde caracteriza o Clube
O Jornal do Colecionador enaltece o Guarani e toda a sua torcida nestes 100 anos de história!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CANADÁ CELEBRA O CENTENÁRIO DO SERVIÇO DE PARQUES



Mesmo quem nunca teve a oportunidade de conhecer as belezas naturais do Canadá já viu alguma vez pela televisão ou em revistas o quanto o país abriga de belo em seus parques nacionais que recebem anualmente milhares de turistas dispostos a se infiltrar para vislumbrar toda uma exótica beleza. É evidente que para tal empreitada existe o Serviço de Parques Nacionais, órgão que celebra agora o seu centenário e que ao longo dessas dez décadas tem sido o responsável tanto pela preservação dos parques quanto pela segurança dos visitantes.
Para comemorar o centenário, os correios emitiram um selo postal com trabalho artístico do design Tim Nokes que se baseou num cartaz do curso de treinamento para os servidores dos parques nos anos de 1920 e 1930. A peça apresenta cores vibrantes e fortes elementos de composição que inspiram à liberdade e que sugerem que os parques são de fato e de direito, lugares de auto-descoberta, educação e da mais alta inspiração.

JARDIM ZOOLÓGICO DA LITUÂNIA

O jardim zoológico é uma escola única de conhecimento que introduz os visitantes aos valores naturais e culturais. Em 1º de julho de 1938, o Jardim Zoológico Kaunas foi aberto oficialmente através da iniciativa do professor e naturalista Tadas Ivanauskas. Em dezembro de 1958, o Zoológico de Kaunas recebeu a denominação de Jardim Zoológico Republicano. O zoológico da Lituânia pertence à Associação Européia de Zôos e Aquários e participa ativamente do Programa de Melhoramento Genético de Espécies Raras ameaçadas de extinção. Além disso, é membro do International Zôo Educators Association e do International Species Information System.
Embora o zoológico da Lituânia seja um parque pequeno, localizado no centro da cidade, ainda abriga centenários carvalhos e é todo decorado com pinturas e esculturas de artistas nacionais.
Quando de sua inauguração contava com apenas 40 espécies animais trazidas pelo professor Tadas através de seus grandes esforços e alguns deles, foram doados por zoológicos de outros países. Hoje, o número de animais que vivem no local chega próximo aos 2.500 e cerca de 10 espécies estão incluídas na lista vermelha de espécies ameaçadas. No zoológico são abrigadas seis classes de animais entre eles, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Para enaltecer a importância do Zoológico da Lituânia os correios locais emitiram uma bonita folha filatélica que destaca a girafa, o pelicano, o urso polar e o Azul Elétrico, uma espécie de peixe.