sexta-feira, 24 de junho de 2011

VIAS VERDES EM SELO DA ESPANHA

Vias Verdes são os chamados caminhos que serpenteiam ao longo da infraestrutura ferroviária antiga na Espanha. Na verdade, o projeto teve inicio em 1993 com a finalidade de promover o lazer e os esportes aos cidadãos espanhóis. Só que de repente o projeto ganhou outro formato, atraindo turistas para se deliciarem por aqueles maravilhosos caminhos. São atualmente mais de sete mil quilômetros de linhas ferroviárias desativadas ou que jamais foram utilizadas porque simplesmente não tiveram suas obras concluídas. Nestes espaços reformulados as pessoas que gostam de caminhar, correr, andar de bicicleta e simplesmente passar momentos alegres e divertidos, contam sempre com uma paisagem exuberante, ar puro e consequentemente, desfrutam de atividades saudáveis.
Além do espaço amplo, o governo vem trabalhando muito para transformar antigas e desativadas estações em restaurantes, lanchonetes, museus, áreas para a locação de bicicletas e cavalos entre outras atividades que possam agradar os espanhóis e seus visitantes.
O Programa Vias Verdes é coordenado pela Fundação Ferroviária Espanhola em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente,Assuntos Rurais e do Mar, além de outras entidades. Essa revolucionária idéia dos espanhóis já se espalhou por diversos pontos da Europa e promete chegar a outras partes do planeta. O selo reproduz uma foto onde dois caminhantes seguem por uma antiga linha férrea.

Nenhum comentário: