terça-feira, 14 de junho de 2011

A CIÊNCIA NOS SELOS POSTAIS COMEMORATIVOS BRASILEIROS- 1900-2000

Quando menos se espera a Filatelia ressurge em um conceito mais avançado, onde os selos postais deixam de ser fragmentos multicoloridos para se transformar em objeto de estudo aprofundado, nos mostrando um outro ângulo que torna o selo postal ainda mais relevante dentro do nosso contexto histórico e cultural.
Filatelistas de todos os quilates nos têm brindado ao longo do tempo com coleções fantásticas, estudos abrangentes dentro da história dos selos e alguns, mais arrojados, partiram para livros especializados nas mais distintas nuanças que o selo e a filatelia nos permitem descobrir.
São todos grandes craques da filatelia e assim como no mundo da bola, volta e meia surgem novos craques, gente com visão mais ampla, com aquela vontade de brilhar e ofertar ao mundo um bom tanto de suas incontáveis horas de estudos, pesquisas e desafios.Apaixonado pela filatelia desde a infância e ávido por desbravar esse terreno ainda pouco explorado, o Professor de Ciência da Informação e Doutorando em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, Diego Salcedo é um desses craques que faz do selo algo a mais do que o objeto da coleção. Depois de um longo e proveitoso trabalho ele finalmente estréia em livro com “A ciência nos selos postais comemorativos brasileiros: 1900-2000”, pela Editora Universitária.
Nesta obra de temática inédita, lançada em abril passado, o pesquisador verificou, a partir dos estudos da linguagem, como os selos postais contribuem e participam do domínio discursivo científico, contribuindo para a difusão da ciência.
“O selo postal pode configurar um instrumento pedagógico precioso, uma vez que-além de ser uma peça de fácil manuseio e baixo custo – provoca o processo criativo e auxilia na leitura e na interpretação de realidades possíveis”, ressalta Salcedo. No livro, o autor explorou, ainda, os debates sobre a ciência e a tecnologia, seus valores histórico-conceituais e as suas representações. Trata-se de uma leitura para incitar e satisfazer o interesse de qualquer filatelista ou pesquisador da área de Ciência e Tecnologia.
SOBRE O AUTOR
Nascido na Argentina e criado nos Estados Unidos até os quatro anos de idade, Salcedo mora no Brasil desde 1977. É graduado em Biblioteconomia e Mestre e Doutorando em Comunicação pela UFPE. É um dos fundadores do blog Pronormas, sobre padronização de trabalhos científicos.
Outras informações podem ser obtidas no portal:
www.diegosalcedo.wordpress.com/
O livro tem 216 páginas com ilustrações em cores e custa
R$ 35,00. Interessados podem solicitar a obra pelo e-mail:
w159444x@gmail.com

Nenhum comentário: