sexta-feira, 24 de junho de 2011

AUTOMÓVEIS ANTIGOS NOS SELOS DA ESLOVÁQUIA

Boa noticia para quem coleciona selos postais da temática automóveis. Os correios da Eslováquia acabam de colocar em circulação dois novos selos retratando antigos e afamados modelos que encantaram toda uma geração.
O primeiro é o Tatra, produzido entre os anos de 1936 e 1950 na República Tcheca. Trata-se do terceiro mais antigo construtor de automóveis do mundo, depois da Daymler Chrysler, Daymler Mercedes-Benz e Peugeot. A produção de carros Trata cessou em 1999, mas a empresa ainda produz uma bem sucedida série de rodados para caminhões.
O outro selo apresenta o Aero 30, projetado no inicio dos anos 30 com uma carroceria dinâmica, capô do motor longo e alimentado por um motor de dois cilindros com dois tempos e desempenho de 30 quilômetros. A produção teve o seu fim decretado durante a Segunda Guerra e mesmo com uma tentativa logo depois, não obteve o mesmo sucesso. Em nossos dias os Aeros são objetos dos sonhos de colecionadores espalhados pelo mundo e esses veículos têm grande importância dentro do patrimônio cultural, técnico e histórico.

Nenhum comentário: