segunda-feira, 8 de novembro de 2010

POVOS INDÍGENAS EM NOVA SÉRIE DAS NAÇÕES UNIDAS

Os povos indígenas estão espalhados em mais de 90 países e somam atualmente, algo em torno dos 370 milhões de indivíduos que buscam o reconhecimento de suas identidades, suas formas de vida, seus direitos a terras, territórios e recursos naturais.
Ao longo da história, esses povos tiveram seus direitos violados vivem em nossos dias encarando sérios desafios no que tange a falta de cuidados básicos de saúde, o acesso limitado à educação, à perda de controle sobre a terra, a discriminação, a assimilação forçada, pobreza extrema, deslocamento,violações dos direitos humanos, econômicos e sociais além da marginalização.
A comunidade internacional agora reconhece que são necessárias medidas especiais para proteger os direitos dos povos indígenas no mundo e o marco da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, elaborada há mais de 20 anos, foi adotada pela Asse
mbléia Geral das Nações Unidas em setembro de 2007. A declaração é a mais abrangente dos direitos desses povos já desenvolvida, dando destaque aos direitos coletivos em um grau sem precedentes no direito internacional dos direitos humanos. Ela enfatiza os direitos dos povos indígenas a viver com dignidade, manter e reforçar suas próprias instituições, culturas e tradições bem como o seu desenvolvimento auto-determinado, de acordo com suas necessidades e aspirações.
Diante desse quadro, a Administração Postal das Nações Unidas emitiu uma segunda série composta por 18 selos comemorativos em formato de minifolhas de selos cada uma sobre o tema “Povos Indígenas”
A iniciativa vem de en
contro às aspirações mundiais de proporcionarem melhores condições a esses povos que ao longo da história da humanidade sempre foram vítimas da ganância do homem civilizado que aos poucos, invadiu suas terras, se apropriou de suas riquezas e em muitos casos, acabou de vez com as suas culturas.

Nenhum comentário: