sexta-feira, 23 de julho de 2010

A FILATELIA ALERTANDO SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS

Dentre os tantos problemas que afligem principalmente as grandes cidades, um deles diz respeito ao número cada vez maior de cães abandonados.
Não fossem as ações de entidades que lutam para amenizar o drama desses animais e ainda a contribuição de muitas pessoas que da maneira que podem tentam ajudar, o problema seria ainda mais grave.
A população canina em todo o mundo é grande e esse crescimento desenfreado contribui muito para que o abandono dos cães só aumente. É claro que a falta de consciência, bom senso e até mesmo amor, por parte de muitas pessoas é que contribui para os assustadores números do problema.
Sociedades protetoras de animais e outras instituições mobilizam-se no dia a dia para encontrar soluções que possam proporcionar uma nova chance de vida digna a esses cães que são largados à própria sorte pelas ruas das cidades.
Em diversas partes do planeta a questão vem sendo discutida e muitas ações têm sido tomadas na tentativa de se encontrar uma solução.
No universo da filatelia, o tema voltado aos cães e também aos gatos, já que esses felinos também vivem o problema, é sempre interessante, já que os selos estampam diferentes raças e promovem assim uma coleção vistosa, que permite ao filatelista fazer um regresso na história para buscar as origens dessas raças que ao longo do tempo passaram a integrar o convívio familiar, seja por pura badalação ou para colaborar na guarda da residência.
Evidentemente que até alguns anos atrás, não poderíamos pensar na hipótese de que fossem lançados selos postais justamente alertando as pessoas para o drama do abandono desses animais que, em primeira instância, foram bichinhos de estimação de muitas pessoas e depois, se transformaram em verdadeiros dramas.
A Austrália, por exemplo, possui uma das mais altas populações caninas, chegando hoje na casa de 4 milhões de cães e é claro, encara com isto um grande problema de abandono cujos números podem chegar a uns 15 por cento dessa população em todo o país. Entidades lá estabelecidas atuam na forma de abrigos, onde muitos cães abandonados são capturados e para lá levados para que recebam todos os cuidados necessários até que alguém possa adotá-los.
Visando alertar sua gente e ao mesmo tempo o resto do mundo, os correios australianos emitiram cinco selos postais que estampam cães que tiveram muita sorte. Esses animais estavam nas ruas, foram tratados e hoje fazem parte de novos lares. Em outras palavras, “nasceram de novo” e estão por certo encantando os lares onde habitam.
Como se observa, os cães e gatos abandonados abriram um novo capítulo na filatelia, já que o Reino Unido e os Estados Unidos recentemente também fizeram emissões nesse sentido uma vez que por lá, o problema não é diferente de outras partes.
Campanhas de conscientização até ajudam, mas é preciso que as pessoas pensem muito bem antes de adquirir um filhote afinal de contas, os cães exigem atenção, cuidados especiais que vão desde o tratamento da pelagem, vacinas, exercícios entre outros e nem sempre as pessoas estão dispostas a encarar esses desafios. Daí fica aparentemente mais fácil soltar o animal na rua para que, de repente, alguém assuma aquela responsabilidade.
Falando nisso, está na hora do Brasil fazer sua emissão neste sentido afinal; esse problema do cães abandonados está a cada dia se agravando em nossas grandes cidades é mais do que oportuno dar um alerta sobre a importância de proporcionar a esses animais uma vida mais digna.

Nenhum comentário: