quarta-feira, 23 de junho de 2010

TRENS - NOVOS SELOS PARA BRINDAR FILATELISTAS

Um dos temas mais fascinantes que a filatelia proporciona está ligado aos trens e ferrovias e através dos selos, é possivel se fazer uma fantástica viagem pelo tempo, regressando às origens dessas máquinas e trilhos que um dia deram início a uma grande contribuição para o progresso em todas as partes do planeta.
Mesmo diante da modernidade e com a tecnologia cada vez mais surpreendendo a todos, a paixão por antigas locomotivas segue forte no coração de quem é apaixonado pelos trens.
Sendo assim, volta e meia algumas administrações postais brindam os colecionadores com novas emissões do gênero, em geral, para celebrar eventos importantes ocorridos no passado ou para enfatizar alguns grandes feitos que só foram possiveis graças a mais esta maravilhosa invenção do homem.
Neste mês de junho, alguns selos novos alusivos ao tema entram em circulação e passam a incorporar a extensa galeria de selos dessa temática que, nas mãos de muitos colecionadores, são sempre dignas de merecidas premiações em exposições do gênero.

CENTENÁRIA LINHA FÉRREA NA SUÍÇA

Duas linhas férreas importantes na história da Suiça completam neste mês seus 100 anos de atividades. A primeira liga Niesen e Rhaetian e a outra, liga St. Moritz com Tirano, na Itália.
A primeira, chamada de Bernina, opera desde 1910 e atravessa belas regiões onde se encontra o lago Thun e chega a uma altitude de 1.600 metros dentro dos seus 3,5 quilômetros de extensão, já que permanece em sua originalidade.
A ferrovia Bernina é outra jóia da Suíça e em seu percurso até Tirano, atravessa por três regiões linguísticas com climas diferentes, passando por regiões com neve e geleiras e outras com belas palmeiras. Esta linha Bernina e sua irmã, na linha de Albula tornaram-se Patrimônio Mundial da Unesco.

TRENS DE KERETAPI

Uma coleção de selos especiais acaba de ser lançada pela Malásia para exaltar modelos de locomotivas que já prestaram serviços a KTMB – Keretapi Tanah Melayu Berhad, empresa responsável pelos trilhos naquele país e que chega aos seus 125 anos de atividades com o mesmo vigor do início. Além dos selos, foram emitidos uma folha filatélica, um livreto e pastas especiais.

PATRIMÔNIO AUSTRALIANO

Na terra dos Cangurus a paisagem é bela e uma viagem de trem pelo país pode revelar grandes surpresas ao viajante. Assim, os correios locais decidiram emitir novos selos para exaltar as jornadas sobre os trilhos. As peças exaltam o Ghan no Pacífico Índico, a West Coast Railway Selvagem, da Tasmânia e Kuranda Scenic Railway, em Queensland. A emissão tem ainda uma edição limitada de peças de primeiro dia de circulação com a reprodução de um carimbo de 1917 do Pacíficio Índico e para completar, mini-folhas, blocos e máximos-postais.

Nenhum comentário: