quarta-feira, 16 de junho de 2010

100 ANOS DE ASAS SOBRE O MÉXICO

O sonho de voar de antigos mexicanos baseava-se na águia, um dos símbolos nacionais e há 100 anos as asas criadas pelo homem passaram a voar por todo o México através dos seus pioneiros. A primeira ascensão em balão no país aconteceu em 06 de fevereiro de 1785, e seu construtor e lançador foi Antonio Maria Fernandez, um morador e comerciante da região portuária. O balão era feito de papel e inflado com a fumaça produzida pela queima de palha. Depois, Benito Leon Acosta, passou vários anos estudando sobre os balões para poder então desenvolver algo maior, mais forte e que pudesse levar um homem. Conseguiu seu feito em 03 de abril de 1842 sobrevoando a Plaza de Toros de San Pablo na Cidade do México. Mas isso era pouco e 20 anos mais tarde, Don Joaquin de La Cantolla e Rico, que era admirador do balonista Samuel Wilson passou a fazer investigações sobre o ar rarefeito com a finalidade de construir um queimador de álcool para inflar o balão de ar quente e assim permitir que fosse controlado à vontade. No verão de 1909, Alberto Braniff aproveitou sua estada na Europa para ter aulas de pilotagem na escola Voisin Issy-les-Moulineaux, na França. Depois de suas aulas, pagou a quantia de um biplano Voisin e ordenou que ele fosse enviado para o México com um mecânico. O biplano chegou em Vera Cruz em 9 de dezembro de 1909 e era todo complexo em sua estrutura e montagem. Apesar de várias complicações com o motor, Braniff persistiu em seu sonho e finalmente, em 08 de janeiro de 1910 conseguiu alçar vôo sobre as planícies de La Hacienda de Balbuena e pousar com segurança. Entre os curiosos havia apenas um jornalista do The Herald mexicano que publicou no dia seguinte: “Ele voou direito a uma distância de 500 metros e, em seguida, levantou-se normalmente a uma altura de vinte pés, correndo novamente por duas centenas de metros e, em seguida, levantou-se novamente como um pássaro até uma altura acima.” Aquele foi o primeiro vôo de avião realizado no México e na América Latina, de maneira que este é sem sombra de dúvidas um evento importantíssimo para a história da aviação mexicana que celebra agora, através de uma emissão filatélica, os 100 anos do grande feito de Braniff.

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