sexta-feira, 17 de julho de 2009

DA SÉRIE: HOMENS QUE MARCARAM O TEMPO

Cada um a seu tempo promoveu contribuições importantes no contexto histórico da humanidade. Para ambos, o dia 24 de julho foi, de certo modo marcante e lá está nos registros impressos espalhados mundo afora. A filatelia é uma fonte inspiradora para que a gente, num desses instantes oportunos possa, divagar sobre suas nuanças e depois ir em busca de suas variedades e curiosidades. Esses homens que marcaram o tempo são muitos e na medida em que for possível, voltarei a enfatizar sempre uma nova dupla. Para começar, escolhi Simón Bolivar e Peter Sellers, até porque cada um deles já foi estampado nesses fragmentos fantásticos que simplesmente denominamos de selos postais. Peço desculpas àqueles que porventura achem que o melhor seria ter começado esta série com algum personagem brasileiro no entanto, as duas figuras em destaque surgiram aleoatóriamente, quando descobri que o dia 24 de julho tinha entre eles algo em comum. Quero também salientar que por questões de espaço não vou me estender no assunto. Quem desejar mais informações, peço a gentileza de acessar o Google e se perder em boas leituras.

SIMÓN BOLÍVAR

Ele nasceu em 24 de julho de 1783 e a partir de 1813
começou a conduzir a revolução que culminou com a Independência da América do Sul, motivo pelo qual ele ficou conhecido como o Libertador e transformou-se num dos maiores vultos da história latino-americana. Bolívar comandou revoluções que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Simón José Antonio de la Santíssima Trinidad Bolívar Palacios y Blanco nasceu na aristocracia colonial e recebeu excelente educação de seus tutores, viajando por diversos países da Europa. Frequentemente chamado de " George Washington" da América Latina, apesar de sua luta e de suas conquistas faleceu pobre e turbeculoso na provincia de Santa Marta em 17/12/1830.

PETER SELLERS

Os mais famoso intérprete do inspetor Clouseau, da série A Pantera-Cor-de-Rosa nasceu em 8 de setembro de 1925 em
Southsea, Hampshire, Inglaterra. Antes da fama como o inspetor, Sellers já tinha reconhecimento em função de uma série de rádio da BBC intitulada The Goon Show. Peter Sellers criou personagens antológicos, como o sinistro Dr. Strangelove (Doutor Fantástico), o inspetor Clouseau e o jardineiro Chance, do filme Being There ( Muito Além do Jardim). Dizem que na vida real, Sellers tinha uma relação estranha com a mãe dominadora e talvez por isto tenha submetido suas mulheres e filhos a torturas psicológicas. Em uma entrevista, certa vez disse: "odeio tudo o que faço, não sei como vocês gostam". Richard Henry "Peter" Sellers faleceu em Londres, no dia 24 de julho de 1980.

Nenhum comentário: