sexta-feira, 31 de julho de 2009

166 ANOS DE PURA FILATELIA

Celebramos neste 1º de Agosto 166 anos de pura emoção filatélica. Verdade que a filatelia passou a ser uma realidade apenas alguns anos depois da emissão dos primeiros selos postais, começando pelo Penny Black na Inglaterra, um selo emitido em Zurique, na Suíça e depois os nossos famosos Olhos-de-Boi, lançados em 1º de Agosto de 1843. Considerando que o selo emitido na Suíça era de uso distrital, o Olho-de-Boi ficou sendo o segundo selo emitido no mundo e o primeiro das Américas, o que sem sombra de dúvidas deve nos encher sempre de muito orgulho.
Depois disso, o universo dos selos foi ganhando outros aliados e aos
poucos, a filatelia foi ganhando sua real forma e espalhou-se mundo afora conquistando apaixonados de todas as idades e imprimindo aos correios de todas as partes a obrigação de emitir cada vez mais, selos vistosos, com temas variados e contribuindo dessa maneira para surpreendentes avanços. Nossa questão hoje não é adentrar na história do selo postal e da filatelia, até porque necessitaríamos de muitas páginas. Nosso objetivo é registrar estes 166 anos da emissão do Olho-de-Boi e consequentemente, exaltar toda a magia que cerca a nossa filatelia, entre seus altos e baixos mas com amplo destaque no mundo, através de muitas conquistas expressivas através de peças que já ganharam prêmios de grande importância. Não podemos esquecer de citar os esforços de J. D. Sturz a quem, segundo a história, devemos a iniciativa de nossa mais importante emissão filatélica, que através desse alemão empreendedor foi possível também pela visão ampla do nosso Imperador D. Pedro II que logo de cara acatou a idéia depois que foi convencido pelo Ministro Pereira de Vasconcelos sobre a importância na modernização da comunicação postal.

Com esta atitude, ganhamos destaque na história da filatelia mundial e logo, viu-se a necessidade de novas emissões, que nos trouxeram os Inclinados em 1844, os
Olhos-de-Cabra em 1850 e os Olhos-de-Gato em 1854. Em 1900 o Brasil deu início as suas emissões comemorativas que só ganhariam destaque internacional em 1906 e de lá para cá, o selo postal brasileiro tornou-se uma grande atração entre os filatelistas.
Também é interessante assinalar que o nosso primeiro carimbo comemorativo surgiu em 1904 durante a Exposição do Paraná, evento que celebrava os 50 anos da emancipação política do Estado com lançamento em Curitiba. E dessa maneira, a filatelia nacional foi abrindo espaços e criando os selos aéreos, os blocos, os editais e é claro, a emissão de peças especiais como é o caso do selo lançado em 1974 com legendas em “Braille” e outro, com imagens tridimensionais, lançado em 1989. Além disso tudo, temos que exaltar a participação importante de inúmeros artistas que, a partir de 1969 deram um show à parte em nossos selos, transformando de maneira radical a nossa filatelia e conquistando através de peças de rara beleza, os maiores prêmios internacionais. São 166 anos de história postal e filatélica brasileira e hoje, quando comemoramos o Dia do Selo Postal, uma vez mais temos que nos render a este fantástico universo, que transforma a vida dos jovens, induzindo-os ao conhecimento, levando-os a dedicar tempo precioso em suas coleções e fazendo com que, através de muito empenho, conquistem seus prêmios em exposições nacionais e internacionais, o que só enriquece ainda mais a nossa filatelia.
O Jornal do Colecionador
parabeniza os Correios por sua importante atuação dentro desse contexto e, ao mesmo tempo, todos os filatelistas, comerciantes filatélicos e pessoas que, no seu dia a dia, estão direta ou indiretamente ligadas à filatelia e é justamente em função dessa magnífica união filatélica que podemos ter a certeza da continuidade dessa arte fantástica que aproxima pessoas de todas as partes, de todas as línguas e das culturas mais variadas em todos os quadrantes do nosso planeta.

Nenhum comentário: