quarta-feira, 3 de junho de 2009

SELOS AO REDOR DO MUNDO

Chegar praticamente na metade do ano e perceber que esses mêses passaram voando. Nada de anormal nisso, a não ser que ao longo deste período o universo dos filatelistas já foi agraciado com dezenas de emissões importantes mundo afora.
Seria interessante se a gente pudesse dedicar mais tempo e ampliar as informações, apresentando por aqui uma resenha bem completa. Infelizmente, não se pode viver apenas de filatelia ou de informações sobre tudo o que a envolve, a gente precisa dedicar outra boa parte do tempo, senão a maior, para as atividades profissionais e a família. Sendo assim, na medida do possível, tenho me esforçado em apresentar aquilo que está mais ao alcance e começamos hoje exaltando a emissão de um selo personalizado alusivo aos 55 anos da Universidade Federal do Espírito Santo, a mais importante instituição de ensino e pesquisa daquele Estado. O lançamento aconteceu na Sala dos Órgãos Colegiados da Universidade, no dia 5 de maio passado ocasião em que se fizeram presentes diversas autoridades e onde coube ao Diretor Regional dos Correios, Juarez Pinheiro Coelho Jr a obliteração do selo em questão.
Agora, vamos dar um rápido passeio pelo mundo, para ver o que estão emitindo e lógicamente, abrilhantando ainda mais a arte filatélica.

VIDA MARINHA DA AUSTRÁLIA

A diversividade de espécies que habita o oceano em torno da Austrália é muito grande e de rara beleza. Dentro desta perspectiva, os correios locais decidiram emitir uma bonita série de selos apresentando quatro espécies marinhas, entre baleias e golfinhos que vivem por lá e integram uma família de 14 espécies distintas. Por estarem em risco de extinção, as espécies destacadas são o centro das preocupações do Fundo Mundial para Preservação da Vida Selvagem e os selos são apresentados com a logo marca daquela instituição que volta e meia aparece inserida em importantes emissões do gênero. Vale ressaltar que são atualmente 165 países que participam dessas emissões em conjunto com a WWF Conservation Stamp Collection.

QUADRINHOS DA GROENLÂNDIA

Uma nova série de selos será emitida pela Groenlândia para exaltar a beleza e conteúdo de suas revistas em quadrinhos. A primeira edição da série circula no dia 21 próximo e foi criada pelo cartunista Nuka K. Godtfredsen que marca dessa maneira o lançamento do seu magnífico “Comic First Steps”, álbum publicado recentemente em três linguas disitintas, o dinamarquês, o gronelandês e o inglês. A idéia é incentivar a leitura dos quadrinhos, popularizar ainda mais as revistas e é claro, dar apoio total a todos os que estão direta ou indiretamente ligados a esta salutar atividade.

EXPOSIÇÃO CANINA

Em qualquer lugar do mundo, as exposições caninas atraem a atenção de muita gente, quer sejam criadores, veterinários, proprietários de butiques caninas, fabricantes de rações e acessórios, clubes especializados e proprietários de cães das mais diferentes e exóticas raças. Na Europa, a cada ano é feita a escolha de um país para sediar a “European Dog Show”, o maior de todos os eventos com premiações significativas.
O evento é tão glamuroso que os correios da Irlanda emitiram uma caderneta com dez selos autoadesivos para exaltar esse grandioso encontro de cães.

AERONÁUTICA EM LUXEMBURGO
Do sonho de Ícaro até a conquista espacial, a história da aeronáutica é realmente fantástica e não poderia ser diferente em Luxemburgo, onde em 28 de novembro de 1909 era fundado o Aero-Clube Luxembourgeois. Agora, cem anos depois, para celebrar toda a sua história, os atuais integrantes da instituição voltam a reunir-se no Café Du Commerce na Place d’Armes, local onde nasceu o Aero-Clube que é um dos maiores orgulhos do país. Atualmente, cerca de 30 associações sem fins lucrativos integram a Federação Aeronáutica de Luxemburgo e juntas coordenam, incentivam e apoiam todas as atividades que envolvem os esportes e o lazer. Para assinalar toda esta trajetória feita com muita paixão, os correios locais emitiram selos especiais cuja concepção reúne as mais significativas passagens do vôo do homem.

CICLISMO E FÓRMULA UM EM MÔNACO

No próximo dia 4 de julho, o Principado de Mônaco vai estar em festa. Pela primeira, o início da prova ciclística da rainha acontecerá por lá e serão 15 quilômetros de percurso numa prova individual e de resistência, partindo do mesmo ponto onde acontece a largada do Grande Prêmio de Fórmula Um, que é a etapa mais famosa daquela competição. No dia seguinte, os ciclistas partem em pelotão na direção de Brignoles. Para registrar o evento será emitido um bonito selo postal.
Como nos referimos à Fórmula Um, vale registrar que Mônaco emitiu em 14 de abril passado um bonito selo para exaltar os 80 anos do Grande Prêmio de Mônaco que é realizado desde 1929, antes mesmo da criação do Mundial de Fórmula Um, em 1950. O primeiro vencedor nas ruas do principado foi o inglês William Grover-Williams, a bordo de um Bugatti. Já valendo pontos para o campeonato da Fórmula Um, Juan Manuel Fangio foi o primeiro vencedor. Mas quem fez mais história e vitórias naquelas ruas foi o brasileiro Ayrton Senna, com seis conquistas seguido por Graham Hill e Michael Schumacher com cinco vitórias cada e Alain Prost com quatro.

UM HOMEM DE ENERGIA

Henri Tudor é um nome de fama e respeito mundial, mas em Luxemburgo sua história foi escrita com muita energia. Nascido em 1859, em Rosport, Tudor, desde a juventude sempre fora interessado pela engenharia elétrica, mais especificamente na iluminação e nos motores. Mantinha correspondências com Thomas Edison e foi assim aprimorando seus conhecimentos. Em 1881, ainda estudante, desenvolveu com sucesso o primeiro acumulador Tudor e de lá em diante, seu nome passou a ter forte relação com as mais potentes bateriais para automóveis entre outros, como por exemplo, motores elétricos isolados para fazendas, circos, cinemas itinerantes e instalações militares. Depois de ter patenteado seu acumulador elétrico, Henri Tudor e seu irmão Hubert construiram a primeira central elétrica de energia em 1886 em Echternach. Foi assim que ele passou a “iluminar” ainda mais a vida dos seus conterrâneos e ganhar fama internacional. Enquanto viveu, dedicou-se integralmente à investigação e à inovação, fato que contribuiu para o seu falecimento em 31 de maio de 1928 por contaminação através de chumbo. Os correios de Luxemburgo emitiram o selo para registrar os 150 anos do seu nascimento.

OS GIGANTES

Pode ser na terra, no mar ou no ar. Lá estão espécies selvagens exóticas a atrair a tenção de todos. A Nova Zelândia exalta agora algumas dessesa espécies fantásticas em selos gigantes também, que fogem das dimensões convencionais e cuja decisão atribui-se justamente ao fato desses animais serem fora do comum e assim, ocuparem uma dimensão superior à vida. São cinco selos muito bonitos que merecem nossa atenção tanto pelo aspecto filatélica como pela importãncia de se preservar os animais, sejam eles do tamanho que tenham sido concebidos.

Nenhum comentário: