terça-feira, 23 de junho de 2009

OS CAMINHOS DA FÉ ATRAVES DA FILATELIA RELIGIOSA


Dizem “que a fé remove montanhas” e no campo da filatelia, esta mesma e poderosa fé, é capaz de fazer surgir belas e premiadas coleções. A chamada “filatelia religiosa” tem hoje adeptos em todas as partes do planeta, cada um voltado à sua fé e as peculiariedades que envolvem a sua religião ou a de outros povos. Não se pode de maneira alguma questionar o gosto de um colecionador até porque, esses fragmentos multicores possuem o poder mágico de encantar e atrair a atenção de filatelistas para os temas mais variados e curiosos.
Se dermos uma pincelada mundo afora, iremos descobrir que os selos postais, ao longo de sua história, já estamparam e continuam a apresentar, volta e meia, imagens inerentes à religiosidade em todas as suas nuanças.
Foi no início do século passado que as atenções para este tema tiveram início, segundo nos consta, na Itália e nem podia ser diferente afinal; é lá que se encontra o Vaticano. Das primeiras incursões publicadas na imprensa italiana sobre os selos religiosos o assunto ganhou terreno e atravessou todas as fronteiras permitindo dessa maneira um invejável avanço dessa temática que além de mexer com a fé, leva o indivíduo a buscar na história os dados mais preciosos para a formatação do roteiro de sua coleção.
O assunto é fascinante e complexo e não seria o caso, neste momento, de tentar mergulhar nas profundezas dessa temática já tão comentada por especialistas de todas as partes.
Um dos trabalhos mais conceituados nesta área foi escrito pelo saudoso jornalista filatélico Ângelo Zioni, intitulado “O Selo Religioso e seu Colecionismo”, onde ele traça um magnífico passeio através da história que culminou no crescimento dessa modalidade filatélica.
Meu objetivo neste instante, é tão somente exaltar esta temática e, ao mesmo tempo, sugerir àqueles que estão pensando num tema, a mergulharem neste campo. Por certo que os resultados serão altamente positivos. Pode-se começar pelas emissões já feitas aqui mesmo no Brasil, e elas são muitas e importantes. Selos como os dedicados à Nossa Senhora Aparecida, ao Papa João Paulo II, a Alan Kardec entre outros são figuras interessantes no contexto da religiosidade, independente é claro, daquilo que o colecionador agrega em seu coração no mais profundo sentimento religioso. É sabido que as religiões ao redor do planeta são muitas e todas elas bem complexas, no entanto é interessante buscar através da filatelia, os estudos mais apurados para que possa tentar entender um pouco a respeito desses movimentos de fé, cada um a seu modo, que levam multidões à sua crença e, ao mesmo tempo, à sua comunicação com o Criador.
Os selos postais se bem analisados, são o campo fértil neste sentido e vale a pena observar as emissões e aventurar-se neste caminho repleto de surpresas e curiosidades. Quem desejar informações mais aprofundadas, pode ir direto ao portal da Abrafite – Associação Brasileira de Filatelia Temática, onde encontra-se o portal da Abrafirga – Associação Brasileira de Filatelia Religiosa São Gabriel no seguinte endereço:
www.abrafite.com.br/abrafirga/
Quem preferir, pode encaminhar mensagem para o e-mail: abrafirga@fefiesp.com.br

Nenhum comentário: