sexta-feira, 12 de junho de 2009

A FILATELIA NA TUNÍSIA

A Tunísia é um país do norte de África, limitado a norte e a leste pelo Mar Mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália, ficando especialmente próxima da ilha de Pantalaria e das ilhas Pelágias, a leste e a sul pela Líbia e a oeste pela Argélia. Sua capital é Túnis e de lá, nascem para o mundo algumas importantes emissões filatélicas como as que recentemente foram lançadas e que prestam homenagem aos 50 anos da Constituição da Tunísia, ao centenário do poeta Aboul Qacen Chebbi e uma série dedicada às frutas daquele país.

Nesta série foram exaltadas as saborosas frutas como o figo, a cereja, o pêssego e a pera, que são tradicionais na mesa daquele povo que nos anais da cultura exalta a figura do poeta Aboul Qacen Chebbi, que nasceu em 24 de fevereiro de 1909 e, enquanto vivo, legou obras primorosas no contexto literário da Túnisia e de outros países árabes. É considerado como o primeiro poeta moderno da Túnisia. Ele teve uma vida dificil e as páginas de sua história são realmente fantásticas. Há quem o compare a grandes poetas como por exemplo Gibran. Aboul escreveu várias obras mesmo tendo vivido muito pouco. Faleceu ainda jovem, aos 25 anos em 1934.

Podemos considerar os selos da Tunísia de uma simplicidade marcante, até porque aos poucos a filatelia do país começa a ultrapassar fronteiras e é lógico que dentro de pouco tempo essas peças começarão a ganhar um tratamento especial no que diz respeito ao aspecto artístico. Mas em se tratando de conteúdo e oportunismo cultural, estas peças registram sempre grandes passagens da história de sua gente.

Nenhum comentário: