terça-feira, 20 de janeiro de 2009

RELEMBRANDO A GRANDE ALMA

Não vivi em sua época, mas devo confessar que as marcas de sua passagem pelo mundo foram profundas e de suma importância para grandes transformações que lhe sucederam. Exemplo vivo de homem, enquanto teve forças, lutou pelos ideais de todo um povo, sempre exaltando a não-violência e sempre pronto a qualquer sacrifício para libertar sua gente. Este homem foi Mohandas Karamchand Gandhi, que ficou mundialmente conhecido como Mahatma (do sânscrito , que quer dizer A Grande Alma).
Nestes tempos em que o mundo atravessa turbulências de todos os tipos, relembrar a figura do Mahatma é mais que oportuno, porque o seu desejo de não-violência , embora impresso em tantos corações, já não habita a maioria dos homens que caminham por sobre a terra. Vivemos conflitos de todos os tipos e é triste ver todos os dias o sangue de inocentes derramar em razão de tantas indiferenças e de tantas injustiças.
Há 61 anos, num 30 de janeiro, o mundo recebia a noticia do assassinato daquele homem exemplar, que dedicou sua vida em defesa da paz e que teve seu nome indicado diversas vezes para o premio Nobel.



Albert Eistein disse certa vez que “gerações que estão por vir, terão dificuldade em acreditar que um homem como este existiu e caminhou sobre a terra.” –
No contexto filatélico, é interessante assinalar a emissão de diversos selos que abordam Gandhi e que incitam a uma temática capaz de levar o colecionador a um aprofundamento na história desse lider pacifista que deixou sim, em cada um de seus passos sobre a terra, marcas profundas e significativas que nos inspiram, dia após dia, a acreditar que a paz é possível – desde que haja boa vontade entre os homens de todas as partes.

Para saber mais sobre a vida e os feitos do Mahatma Gandhi,
consulte :
pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi - 122k -

Nenhum comentário: