sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

NOVIDADES DA FILATELIA MUNDIAL


Ao longo de 2008 a filatelia mundial foi marcada por uma série de grandes eventos que agitaram colecionadores em todas as partes. Aqui no Brasil a realização da Sulbrapex deixou mais uma vez as evidências da nossa capacidade de organizar uma exposição de alto nível e assim, poder representar o Brasil nos mais afamados eventos internacionais.

Por falar em Sulbrapex, cujo sucesso deve-se aos eforços do companheiro Geraldo Andrade Ribeiro Junior e sua equipe, a gente tem bons motivos para celebrar este evento que nos rendeu duas medalhas: uma de prata, pelas páginas do Jornal do Colecionador , impressas no Jornal O Estado do Paraná e outra de prata grande em função do nosso Blog que está ainda dando os primeiros passos. Uma vez mais agradeço a todos os envolvidos, direta e inderatamente naquele evento pelo reconhecimento. Isso tudo é sempre uma fonte de motivação para que a gente siga nesta luta em prol da cultura e da filatelia em todos os sentidos.


NOVIDADES MUNDIAIS


Para começar 2009, vamos destacar 4 emissões filatélicas muito interessantes principalmente aos que dedicam-se à Filatelia Temática. Pelas bandas da Polônia, o clima do planeta foi o centro das discussões numa conferência internacional promovida pelas Nações Unidas. Os correios locais fizeram circular no dia 02 de dezembro passado uma selo para exaltar a importância de todos os esforços da humanidade no sentido de resgatar o equilíbrio climático da Terra. Não será tarefa das mais fáceis, mas os primeiros passos promovem grandes expectativas. O selo mostra o globo terrestre numa bela composição que nos dá a idéia de uma flor.

Se o clima começa a movimentar os países e nos propicia a chance de ver uma luz no fim do túnel, é bom relembrar do passado quando a luz guiava as embarcações pela costa da Nova Zelândia. Para exaltar os 150 anos do primeiro farol lá instalado, os correios locais emitiram uma bonita séria de 5 selos destacando alguns dos mais importantes faróis do país, entre eles o Farol de Pengarrow. Este é um tema muito criativo!

Em se falando de águas oceânicas, vamos agora até as Ilhas Marshall, onde os correios locais fizeram circular uma interessante série exaltando algumas espécies de corujas que habitam a ilha e que obviamente precisam da atenção humana a fim de que sejam preservadas. Corujas e mochos estão nos selos, que destacam a linda coruja da neve.

E por falar em bichos, não podemos esquecer que 2009 é o Ano do Boi pela calendário lunar chinês. Muitos selos estão circulando pelo mundo para exaltar este acontecimento e os correios do Canadá colocaram em circulação uma bonita peça que é a primeira de uma série de 12 selos que serão emitidos anualmente até que se complete o calendário. Quem coleciona este tema saiu premiado com toda certeza.

E do Canadá a gente se manda para o mundo da Fórmula Um, que neste 2009 promete novidades e segundo os analistas, disputas acirradas e total equilíbrio entre a maioria das equipes. É esperar para ver. Enquanto o circo prepara o espetáculo, a gente observa o selo emitido pela Ilha de Man onde lá aparece Lewis Hamilton, o campeão de 2008 na categoria. Vamos torcer para que em 2010 os nosso Correios possam homenagear algum brasileiro. Tá mais que na hora!

Nenhum comentário: