quinta-feira, 31 de julho de 2008

DIA DO SELO POSTAL BRASILEIRO



Os Correios comemoram hoje (1º/08) o Dia do Selo Postal Brasileiro. Em 1843, neste mesmo dia, entrava em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olhos-de-boi, composta por três valores - 30, 60 e 90 réis.O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento. A idéia foi do imperador D. Pedro II, após conhecer um pequeno pedaço de papel, o Penny Black, emitido em 1º de maio de 1840, na Inglaterra.
Ao longo do tempo, o selo postal conquistou o mundo e através dele nasceu a filatelia, que é a arte de colecionar os selos postais. A data é de suma importância considerando que o Brasil já conquistou muitos prêmios internacionais com suas requintadas emissões.
Apesar dos altos e baixos neste universo, os selos continuam atraindo a atenção de muitas pessoas que por motivos diversos acabam adentrando ao mundo filatélico e formando vistosas coleções. Esse movimento filatélico tem permitido a realização de grandes exposições nacionais e internacionais e conseqüentemente, o selo segue sua trajetória de postar correspondências e de servir como cartão de visitas dos países emissores, que através desses fragmentos divulgam para o mundo a sua arte, a sua cultura e as suas tradições.
São 165 anos desde o lançamento dos Olhos-de-Boi, peças requintadas da filatelia mundial e muito cobiçadas por colecionadores de todas as partes. Nós esperamos que a filatelia brasileira siga sua bela trajetória, enfatizando cada vez mais esta bonita arte e unindo, de norte a sul todos os que se dedicam ao selo postal, promovendo através dessas peças a arte, a cultura e a educação.

Nenhum comentário: