terça-feira, 22 de julho de 2008

A BELEZA MORTAL DAS COBRAS


Não é preciso ser um fanático para ter admiração pelas serpentes. Verdade que a maioria das pessoas as detestam porque as cobras representam um perigo mortal no caso de um acidente. Olhando pelo ângulo mais amplo e com sentido à natureza, as serpentes ocupam lugar de destaque em seu meio e o fato de muitas delas inocularem veneno em suas picadas nada mais é do que uma forma de defesa. Este veneno em animais de sangue quente, onde se inclui o homem, pode ser mortal ou causar seqüelas de toda ordem naqueles que porventura venham a sofrer tal experiência. Em todas as partes do planeta elas podem ser encontradas em famílias distintas e algumas são tão venenosas que dificilmente o indivíduo picado escapa com vida, como é o caso da Naja. Em nossas paragens brasileiras, temos exemplares que assustam só de se pronunciar seus nomes, como a Cascavel, a Jararaca, a Coral e a Surucucu. Apesar da potência de seus venenos, graças à dedicação de Vital Brazil, dispomos hoje de soros antiofídicos que podem salvar as pessoas se forem atendidas em tempo hábil.
Na filatelia as cobras volta e meia são destacadas em belos selos postais porque representam peças importantes na fauna de um país. Não é comum a gente deparar com uma coleção envolvendo o tema, até porque são poucos os indivíduos que apreciam as serpentes por sua envolvente beleza entre outras facetas que exigem muitas pesquisas.
No Brasil acorrem diariamente muitos acidentes com serpentes venenosas, principalmente em regiões de atividades agrícolas onde os trabalhadores estão mais expostos a uma surpresa tão desagradável. Na maioria dos casos, os envolvidos são sempre socorridos em tempo hábil e escapam com vida. Mas existem também registros de pessoas que perderam a vida porque encontravam-se em regiões de difícil acesso e longe dos recursos necessários.
O tema é fascinante e leva, com toda certeza o colecionador por caminhos distintos, que exigem estudar as espécies, seu comportamento, as regiões onde habitam, a sua importância no meio-ambiente e na cadeia alimentar e mais ainda; a importância dos exemplares capturados vivos e encaminhados aos Instituto Butantan, que abriga uma das maiores coleções de serpentes do mundo além de laboratórios sofisticados e o mais moderno centro de produção de vacinas, soros e biofármacos da América Latina. Além disso, o Butantan é hoje um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo e mantém 3 museus (Biológico, Histórico e Microbiológico) em um parque belíssimo. A instituição foi fundada em 23 de fevereiro de 1901, como Instituto Serumtherapico tendo Vital Brazil como seu criador. O nome de Instituto Butantan só foi adotado em 1925.
Os Correios emitiram uma bonita mini-folha em 2001 abordando espécies de animais peçonhentos, sendo quatro dos selos dedicados as serpentes e os demais para aranha, escorpião e lagarta. A peça é uma homenagem ao centenário do Instituto Butantan.

*Para saber mais visite o portal:

www.butantan.gov.br

Um comentário:

Marklaro disse...

Olá! Bonito blog que você aqui tem. Parabéns! Eu sou um apaixonado pela filatelia em geral.
Também tenho um blog que comecei criando há pouco tempo. Espero sua visita:
http://selosemarcaspostais.blogspot.com/
Um abraço
Marklaro