domingo, 23 de março de 2008

OBRAS DE OSCAR NIEMEYER


Os Correios colocaram em circulação no último dia 18 de março um bloco comemorativo para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer e ao mesmo tempo, destacar duas de suas criações.

O Memorial da América Latina é um extraordinário espaço projetado por Oscar Niemeyer, pólo irradiador e integrador da cultura latino-americana, em todas as suas manifestações. Inaugurado em 18 de março de 1989, é uma Fundação de direito público, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal disseminar manifestações de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Sua estrutura compreende a Diretoria de Atividades Culturais, que coordena eventos artísticos, e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL, que desenvolve estudos de temas do continente, sob uma perspectiva interdisciplinar.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, concluído em 1996, situa-se numa praça aberta de 2.500 m², em terreno estreito, circundado pelo mar, destacado pela imensa rampa externa que convida ao seu interior, um passeio pela arte. O edifício possui linhas suaves, que lhe preservam a leveza e a paisagem natural que o envolve, realçada pelo espelho d’água, em sua base, e pela relva que une a praça das escarpas ao Mirante da Boa Viagem. Externamente, o prédio é iluminado por 36 faróis imersos, o que lhe propicia à noite um sentido mágico de levitação. Seu formato circular, pairando no panorama marinho, é emoldurado pelas montanhas da Baía da Guanabara.

O Bloco

O conjunto de elementos compreendidos no bloco comemorativo remete a uma folha de rascunho, simbolizando os traços desenhados pelo arquiteto Niemeyer. Os selos começam com linhas simples nas laterais, configurando o esboço dos projetos, até que, ao centro, as obras tomam aspecto real, apresentando no primeiro selo o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com sua futurista rampa de acesso; no segundo selo, é mostrado o Memorial da América Latina, ao fundo, e, em primeiro plano, a estátua da mão espalmada, um dos novos ícones da capital paulista, ostentando o desenho do mapa da América Latina, em vermelho. Foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica.

Colecione selos do Brasil !

Nenhum comentário: