terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

TARTARUGAS DA ILHA DE ASCENSÃO

Descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, à serviço de Portugal, a Ilha de Ascensão se constitui num território britânico ultramarino que engloba Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha. Muito isolada, o seu vizinho mais próximo é Santa Helena, cerca de 1.300 quilômetros para sudeste, seguindo-se a costa da Libéria, cerca de 1.700 quilômetros para nordeste. A oeste, a porção de terra mais próxima fica no Brasil, mais precisamente conhecida como Ponta do Funil, no município de Goiana, no estado de Pernambuco. Da Ponta do Funil até a Ilha Ascensão é um pulinho de apenas 2.249 quilômetros. Em função desse distanciamento, Ascensão possui uma das localizações mais estratégicas do mundo, sendo que a base aérea da Força Aérea Real do Reino Unido existente na ilha, serve de base para operações militares dos Estados Unidos e do Reino Unido no Atlântico Sul. 
Além disso, a ilha abriga uma das cinco antenas responsáveis pela operações do Sistema de Posicionamento Global (GPS), além de uma das estações retransmissoras(em ondas curtas) da rádio BBC World Service. A área total da ilha é de 91 km² tendo como cidade principal Georgetown. A ilha recebeu este nome porque fora redescoberta por Afonso de Albuquerque no dia de Ascensão, em 1505. No âmbito da filatelia, Ascensão volta e meia brinda os filatelistas com interessantes emissões postais como a recente série de selos que retratam a tartaruga verde, espécie muito comum da ilha e que, ao longo do tempo, esteve por diversas vezes ameaçada de extinção em função de que os navios de passagem por ali, capturavam os animais e os transportavam vivos para ter carne fresca durante a viagem.
A Ilha de Ascensão tem a segunda maior população de nidificação da tartaruga verde em toda a extensão do Oceano Atlântico e a maior nidificação de quaisquer espécies de tartarugas marinhas em todos os territórios ultramarinos do Reino Unido, com mais de 25 mil ninhos atualmente, o que significa uma forte recuperação na população dessas tartarugas.

Nenhum comentário: